Mercúrio é o astro do intelecto, da comunicação, dos aparelhos eletrônicos e dos transportes. Portanto, essas são as principais áreas afetadas por esse trânsito”, afirma Vic Costa, astróloga do Astrocentro.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Veja o que cada signo pode aprender com Mercúrio Retrógrado:

ÁRIES

Durante a retrogradação, somos obrigados a desacelerar o ritmo automático que rege as nossas vidas, o que se configura como um desafio para os nativos desse signo. Os problemas com lentidão, imobilidade e introspecção deixam os arianos especialmente vulneráveis e irritados. Porém, essa é exatamente uma das principais lições de Mercúrio retrógrado para esses nativos: entender que o controle é uma noção ilusória e que viver em prol de mantê-lo, na verdade, não é viver plenamente. Aproveite esse momento pós retrogradação para escutar a si mesmo e aos outros.

> Leia todas as previsões do Horóscopo do NSC Total

TOURO

Touro
Touro (Foto: Shutterstock)

Os imprevistos causados pelo movimento de Mercúrio Retrógrado fazem com que esse período se configure como um teste de paciência, que o taurino tende a não ir muito bem. Porém, esses contratempos acontecem exatamente para que você saia da rotina e deixe seus medos. A retrogradação representa um convite para refletir sobre o que você deseja alcançar e analisar se o caminho que tem seguido é o mais adequado, tendo em vista o seu objetivo. Você também deve aprender a se expressar com mais calma e com menos teimosia, sabendo acolher e considerar outros pontos de vista. Após a retrogradação, os empreendimentos que foram planejados serão mais rentáveis.

Continua depois da publicidade

GÊMEOS

Os geminianos são regidos por Mercúrio e, por isso, sentem de forma acentuada os efeitos da retrogradação. Esse movimento dificulta o seu raciocínio e faz com que você fique irritado. Porém, esse movimento acontece exatamente para que você pare, reflita e analise o quão acelerado tem sido o seu pensamento. É necessário questionar como tem sido a sua produtividade e como você tem dividido o seu tempo para todas as áreas da sua vida. Quando seu planeta regente voltar a transitar da forma que lhe é usual, você deve aproveitar para avançar em seus planos, mas lembrando de respeitar os seus limites.

CÂNCER

Os cancerianos podem não achar tão ruim o efeito de Mercúrio retrógrado, considerando que o planeta exige uma postura mais calma e cautelosa para levar a vida, o que é apreciado por esses nativos. O problema maior acontece quando você está vivendo de forma automática sem perceber isso, e os contratempos gerados por esse movimento de Mercúrio farão com que você seja obrigado a encarar esse fato. Quando a retrogradação chega ao fim, é um bom momento para se dedicar a iniciar cursos e a estudar assuntos que você tem interesse.

LEÃO

Durante a retrogradação, os leoninos são direcionados a entrar em contato com assuntos e sentimentos que estão mal resolvidos. Esse movimento de Mercúrio evidencia a necessidade de resolver as pendências, desencadeando acontecimentos que te fazem perceber que elas afetam a sua vida cotidiana, mesmo que de forma inconsciente. Após a retrogradação, você deve adotar esse cuidado com seus próprios sentimentos, deixando de lado o hábito de negar o fato de que existem fatores que influenciam diretamente a sua estabilidade emocional.

> Horóscopo semanal: previsões para 23 a 29 de janeiro de 2022

VIRGEM

Os nativos de Virgem são regidos por Mercúrio e, por isso, costumam se sentir muito irritados e vulneráveis quando esse planeta está retrógrado. Além disso, esse movimento também gera imprevistos e faz o virginiano encarar o fato de que não tem controle de quase nada além das próprias reações. Desenvolver estratégias para lidar com o estresse e deixar para trás os maus hábitos e os relacionamentos tóxicos será algo importante a ser adotado após a retrogradação.

Continua depois da publicidade

LIBRA

Libra
Libra (Foto: Shutterstock)

A retrogradação de Mercúrio representa um momento de revisar suas prioridades, e é necessário se lembrar que você mesmo e as suas necessidades são as principais delas. Tendo isso em vista, quando Mercúrio retrógrado terminar, será a hora de cuidar mais de si. Além disso, é importante fazer os ajustes necessários para que você consiga se sentir mais alinhado e satisfeito com a sua carreira, no sentido de aproximá-la ao que você entende como a sua missão de vida.

ESCORPIÃO

Escorpião
Escorpião (Foto: Shutterstock)

Os nativos de Escorpião tendem a se sentir irritados com a falta de controle que é evidenciada durante a retrogradação de Mercúrio. Você tende a querer controlar tudo a sua volta. Por isso, costuma se agarrar às poucas coisas que pode controlar, para não admitir a sua vulnerabilidade. Após a retrogradação, você pode aproveitar para desenvolver novos hobbies que te ajudem a ter mais estabilidade emocional. Poderá estudar mais sobre esse tema, tendo em vista que Mercúrio rege o seu intelecto e o conhecimento.

SAGITÁRIO

Sagitário deve aproveitar o movimento retrógrado de Mercúrio para se livrar de alguns hábitos, crenças ou relações que o limita ou restringe. Porém, a retrogradação também te convida a repensar a forma como você tem levado os seus relacionamentos pessoais e profissionais. Após a retrogradação, é interessante para o nativo de Sagitário deixar o orgulho de lado para conversar com as pessoas que confia e perguntar a elas sobre os principais pontos que pode evoluir. Além disso, esse movimento de Mercúrio também indica a necessidade de se libertar de culpas e amarras emocionais, para dar espaço para o crescimento pessoal.

> BBB 22: descubra os signos dos participantes

CAPRICÓRNIO

Os nativos de Capricórnio podem ter dificuldade de compreender e aceitar as motivações alheias que são geradas por situações emocionais. O movimento de retrogradação de Mercúrio te convida a analisar a forma como você tem acolhido as pessoas amadas. Tenha cuidado com a forma de se expressar quando você não entende o sentimento ou a motivação das ações de outras pessoas. Quando Mercúrio voltar a caminhar de forma usual, será um bom momento para interagir mais com os outros, desde que esteja disposto a ouvir verdadeiramente a outra pessoa e a se comunicar com empatia.

Continua depois da publicidade

> Conheça os 5 elementos do Horóscopo Chinês

AQUÁRIO

O nativo de Aquário sente muita dificuldade em manter a produtividade e os compromissos quando Mercúrio está retrogradando. Precisa desacelerar o ritmo automático para analisar as prioridades. Isso porque você tende a focar no trabalho e em qualquer atividade que te faça sentir mais útil. Por isso, após Mercúrio retrógrado você deve confiar mais em si, para fazer o seu melhor com satisfação, sem extrapolar seus limites. A partir disso, você conseguirá ajudar as outras pessoas e ainda assim dar a atenção devida para todas as áreas da sua vida. Isso também requer mais organização em sua vida profissional e pessoal.

> Mapa astral: entenda o que é e como ele interfere na sua vida

PEIXES

Os nativos de Peixes se sentem inseguros com os imprevistos e com a dificuldade de raciocínio que é gerada pela retrogradação de Mercúrio. Naturalmente, os piscianos podem se sentir oprimidos pela crítica e pela autocrítica. Esse movimento de Mercúrio te convida a refletir sobre o que tem sido sua prioridade em sua vida. Com o fim da retrogradação, você deve encontrar artifícios para fortalecer a autoestima e para aprender a expressar seus sentimentos sem medo de ser julgado(a), além de impor seus limites. Ouse em sua vida profissional e exponha suas ideias. Você se surpreenderá com os resultados.

* Por Astrocentro

Leia também:

Mercúrio: descubra como o planeta age em seu signo

BBB 22: Jade Picon muda a cor do cabelo; veja como fazer isso sem prejudicar os fios

Destaques do NSC Total