O Brasil atingiu a menor taxa de desemprego desde 2012, quando iniciou a série história do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nos dados divulgados nesta terça-feira (30) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego no país foi de 5,2% no trimestre móvel encerrado em novembro. As informações são do portal g1.
Continua depois da publicidade
O índice é 0,4 ponto percentual menor do que o registrado no trimestre imediatamente anterior, encerrado em agosto, quando o desemprego foi de 5,6%.
Na comparação com o mesmo período de 2024, a redução foi ainda maior, de quase um ponto percentual. Isso porque no período de setembro a novembro de 2024, o país registrava 6,1% de desemprego.
Em números, os resultados indicam que 5,6 milhões de pessoas estão sem emprego no país. Já a quantidade de população ocupada é estimado em 103 milhões de pessoas, o que também configura o novo recorde da série histórica. O número aumentou 0,6% no trimestre encerrado em novembro na comparação com o trimestre imediatamente anterior e 1,1% na comparação com o mesmo período do ano passado.
O país também teve recorde no número de empregados com carteira assinada, chegando a 39,4 milhões, o maior da série histórica iniciada em 2012. Já o número de empregados sem carteira assinada foi de 13,6 milhões.
Continua depois da publicidade
O trimestre registrou ainda recordes no número de empregados no setor público, que somaram 13,1 milhões, e trabalhadores por conta própria, de 26 milhões.

