O Observatório de Tendências e Culturas Contemporâneas (Octa Fashion), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), acontece nesta quinta-feira (28) no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Esta é a 13ª edição do evento gratuito e aberto ao público, que volta a acontecer presencialmente, quatro anos após a pandemia.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Nesta edição, serão apresentadas 35 coleções de formandos do curso de Moda da Udesc. A professora Amanda Queiroz Campos, que ministra a disciplina Coordenação de Evento de Moda, diz que as expectativas são grandes.
— Temos uma turma de alunos muito criativos com perfil de criação em moda. É o maior desfile do Estado de moda autoral, com 35 criadores — comemora a docente.
Veja os looks
Continua depois da publicidade
A temática central desta edição foi inspirada pela frase “uma cabeça cheia de planetas”, de Madalena Santos Reibolt (1919-1977), pintora e artista têxtil autodidata brasileira. Para desenvolver as coleções, estudantes mergulharam na história da artista e nas narrativas pintadas e tecidas por ela.
As pesquisas conceituais para os trabalhos de formatura tiveram início ainda no primeiro semestre de 2023, mesmo período em que a exposição “Madalena Santos Reibolt: uma cabeça cheia de planetas” estava no Museu de Arte de São Paulo (Masp).
Após estudarem os aspectos fundamentais da vida e da obra da artista, os alunos buscaram intersecções possíveis com seus caminhos individuais.
— A turma deu ênfase à criação de coleções particulares a partir de um mesmo tema. São visões distintas entre si, mas que a gente também constrói em conjunto, a partir desse grande elo que é o Octa Fashion — explica a professora Amanda.
Continua depois da publicidade
A docente também destaca que o Octa é uma importante realização do Departamento de Moda da Udesc.
— Essas 35 coleções carregam consigo um ensino de qualidade, de pensamento crítico, de levantamento de temáticas e uma apresentação muito criativa desses temas que foram sendo desenvolvidos pela turma — ressalta.
Evento espera cerca de 1.500 pessoas
A cada edição, há algo novo no Octa Fashion, e desta vez a novidade é a retomada do desfile presencial pela primeira vez após a pandemia. O evento terá início às 19h e será dividido em três blocos, com dois looks por coleção. A ideia é proporcionar uma experiência imersiva na temática geral e no universo particular de criação de cada novo designer.
O desfile será aberto à comunidade e a organização espera a presença de cerca de 1.500 pessoas. A entrada será gratuita, mas visitantes deverão retirar pulseiras para acesso ao desfile até esta quarta-feira (27), na Udesc.
Octa terá exposição com as coleções em formato 3D
Com abertura ao público a partir de 4 de dezembro, a exposição do Octa irá combinar elementos digitais e físicos para transportar os visitantes ao universo das criações. As coleções serão apresentadas em formato digital 3D e também poderão ser encontrados looks confeccionados pelos formandos, além de painéis e materiais que contarão um pouco dos processos de criação das peças.
Continua depois da publicidade
Sediada no Museu da Escola Catarinense (Mesc), a exposição terá uma abertura oficial para convidados na próxima terça-feira (3), e ficará aberta ao público até janeiro de 2025, de segunda à sexta, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.
Durante os eventos, também será possível conferir a revista Octa Fashion, com editoriais de moda produzidos e idealizados a partir das coleções criadas durante a reta final do curso.
*Sob supervisão de Andréa da Luz
Leia também
Lobo-marinho dá show de simpatia, tira soneca na praia e faz tour por cidades de SC
Por que Justiça quer que Prefeitura de Florianópolis restaure imóvel colonial do século 19