Os desfiles cívicos em comemoração ao 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil, estão programados para ocorrer neste fim de semana em Lages. Em caso de instabilidade climática, as atividades serão transferidas para os dias 13 e 14 de setembro, nos mesmos locais.
Continua depois da publicidade
Devem participar da programação mais de 40 instituições, desde unidades de ensino municipais, estaduais e da rede privada, grupos de escoteiros, entidades civis e das forças de segurança da cidade.
No sábado (6), o evento será realizado na avenida Luiz de Camões, no bairro Coral, a partir das 14h. Já no domingo (7), as apresentações começam às 8h30min, na avenida Duque de Caxias, seguindo a tradição da Semana da Pátria na cidade.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destacou a dedicação dos estudantes na preparação do evento.
— Esta é uma semana muito importante para todos nós. Nossas crianças e estudantes prepararam os Desfiles Cívicos, que serão o ápice da Semana da Pátria, com muito empenho. Que possamos reaver o sentimento de civismo, tão importante para a construção de uma pátria mais digna — ressaltou.
Continua depois da publicidade
No sábado, o desfile inicia em frente à Igreja do Rosário, com palanque oficial em frente à empresa DPaschoal. Entre os participantes estão escolas municipais e estaduais, além de colégios particulares.
Já no domingo, o ponto de partida será a 2ª escadaria da Praça da Bandeira, com palanque oficial em frente à Loja Hedrons. O desfile contará com a participação de entidades sociais, além de escoteiros, desbravadores, clubes de serviço, escolas, forças de segurança e instituições públicas. Entre os destaques estão o 1º Batalhão Ferroviário, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Civil, Polícia Científica, Defesa Civil e Diretran. Confira a programação:
Desfile de 6 de setembro – Avenida Luiz de Camões
- Ceim Primeiros Passos;
- Emeb Suzana Albino França;
- EEB Belisário Ramos;
- Emeb Herminio Pinheiro Junior;
- Colégio Lunimar;
- Emeb Nossa Senhora da Penha;
- EEB Cora Batalha da Silveira;
- EEB Godolfin Nunes de Souza;
- EEB Maria Quitéria;
- EMEB Mutirão;
- Vans de transporte.
Desfile de 7 de setembro – Avenida Duque de Caxias
- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae);
- Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf);
- Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas);
- Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips);
- Escoteiros do Brasil – Grupo Escoteiros Lages / Grupo Escoteiros Guardiões do Parque / Grupo; Escoteiros Ar Gralha de Aço / Grupo Escoteiros Heliodoro Muniz;
- Desbravadores;
- JUniores e ADolescentes (Juad) Lages;
- Rotary;
- Lions Club;;
- Associação Lageana de Assistência aos Menores (Alam);
- Emeb Professora Fausta Rath;
- Escola Sesi/Senai;
- EEB Ilza Amaral;
- EEB Nossa Senhora do Rosário;
- Emeb Santa Helena;
- EEB General José Pinto Sombra;
- EEB Frei Nicodemos;
- EEB Rubens de Arruda Ramos;
- Emeb Nossa Senhora dos Prazeres;
- Emeb Aline Giovana Schmitt;
- 1º Batalhão Ferroviário;
- Polícia Militar (Colégio Militar);
- Corpo de Bombeiros / Samu;
- Polícia Civil;
- Polícia Científica;
- Departamento da Administração Prisional (Deap);
- Sejuri – Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social – Departamento de Administração; Socioeducativa – Casa de Semiliberdade;
- Defesa Civil;
- Diretoria de Trânsito (Diretran);
- Recicla Lages;
- Associação Ginetes na Lama.
Continua depois da publicidade
Leia também
Apadrinhamento a crianças de Lages oferece experiências inéditas; veja como participar
Como e quando vão funcionar os voos diretos de Lages para Florianópolis




