Os motoristas de Santa Catarina devem ficar atentos a mais um tipo de golpe que vem sendo aplicado por criminosos. De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), golpistas estão enviando mensagens e e-mails sobre supostas suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O problema é que a vítima, com medo da veracidade da mensagem, acaba fornecendo dados pessoais ou clicando em links duvidosos.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Detran, os criminosos se passam pelo órgão e enviam mensagens suspeitas. O Detran, no entanto, reforça que não envia avisos de suspensão, multas, pontuação ou qualquer tipo de cobrança por SMS, mensagens de aplicativos como WhatsApp, ou e-mails com links para atualização de dados.
Dessa forma, o contato de forma oficial é feito pelos canais institucionais. Quando necessário, a comunicação ainda pode ser feita por correspondência física.
Veja quais são os canais oficiais do Detran
- Site: www.detran.sc.gov.br;
- Aplicativo GOV.BR: é possível acessar a aba “Carteira Digital de Trânsito” para consultar informações sobre a CNH;
- Detran Digital: https://servicos.detran.sc.gov.br/login
- Agências e Pontos do Detran/SC
Orientações
O Detran orienta que a população não clique em links suspeitos, não compartilhe informações pessoais e não faça qualquer tipo de pagamento. Perfis e números suspeitos também devem ser denunciados e, caso haja perda de dados ou prejuízo financeiro, é necessário registrar boletim de ocorrência.
Continua depois da publicidade
Para o presidente do Detran de Santa Catarina, Cristiano Medeiros, “a segurança da informação é uma prioridade”.
— É fundamental que a população esteja sempre atenta e utilize somente as plataformas oficiais do Detran catarinense. Golpes que exploram a imagem de instituições públicas têm sido cada vez mais frequentes, e a prevenção é o melhor caminho — disse.

