O Rebocador de Alto-Mar Tritão, nome em referência ao deus do mar na mitologia grega, vai abrir uma visitação exclusiva em São Francisco do Sul, no Litoral Norte catarinense. Os visitantes vão poder conhecer o gigante entre os dias 14 e 16 de abril, em comemoração ao aniversário da cidade mais antiga de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Lançado ao mar pela primeira vez em 6 de setembro de 1977, o rebocador está atracado no porto do município catarinense que completa 179 anos de elevação à categoria de cidade e os 368 anos de fundação neste ano.

Confira fotos do rebocador e da cidade

Como participar da visitação

Conforme divulgado pela prefeitura, a visitação pública acontece nos dias 14, 15 e 16 de abril. A visitação ocorrerá em dois períodos, mediante cadastro prévio por meio de formulário online disponibilizado pela organização. Confira abaixo os horários:

  • Primeiro horário: das 9h às 12h;
  • Segundo horário: das 14h às 17h.

Para a visita, é necessário apresentar documento oficial de identificação, inclusive para menores de idade. A orientação é utilizar calçados fechados e roupas leves, sendo proibida a entrada com trajes de banho, roupas com propaganda política, animais de estimação e crianças desacompanhadas.

Continua depois da publicidade

Tritão guarda história de quase meio século

O Tritão, segundo navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, em referência à figura mitológica Tritão, filho de Poseidon e Anfitrite, foi construído pelo Estaleiro da Amazônia S/A, Estanave, em Manaus. O batimento da quilha, cerimônia tradicional na construção naval que marca o início oficial da montagem de um navio, ocorreu em 7 de fevereiro de 1977. No mesmo ano, ele foi lançado ao mar. 

Incorporado à Marinha em 19 de fevereiro de 1987, foi transferido ao Comando do Grupamento Naval do Sul, subordinado ao 5º Distrito Naval, com área de atuação nos litorais do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Entre as principais funções do rebocador estão missões de socorro e salvamento de embarcações em perigo no mar e a patrulha das Águas Jurisdicionais Brasileiras no combate a atividades ilegais.

Com deslocamento de até 1.680 toneladas quando carregado, 53,52 metros de comprimento e autonomia de até 45 dias, o navio conta com tripulação de 35 militares, dois radares de navegação, armamento de metralhadoras Oerlikon 20 mm e capacidade de tração estática de 23,5 toneladas. 

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Luana Amorim