nsc
    dc

    Falta pouco para a reabertura

    Dez curiosidades sobre a Ponte Hercílio Luz

    Em 30 de dezembro de 2019 a ponte será reaberta após 28 anos; confira alguns fatos sobre o cartão-postal mais famoso de Santa Catarina

    19/12/2019 - 13h27 - Atualizada em: 03/01/2020 - 13h49

    Compartilhe

    Por Luiza Morfim
    Montagem Ponte Hercílio Luz
    (Foto: )

    1. Inauguração suspensa

    A inauguração da Ponte Hercílio Luz foi no dia 13 de maio de 1926, no entanto a estrutura já estava pronta desde janeiro daquele ano. Num primeiro momento ela não foi aberta pois faltavam as obras de acesso à passarela, que foram concluídas em fevereiro. Após a estrutura e as cabeceiras da ponte ficarem prontas, o governo ainda postergou a data de entrega para contratar uma empresa para fazer a vistoria e atestar que a ponte estava em condições de entrar em funcionamento.

    2. Irmãs gêmeas

    Além da Hercílio Luz, existiam apenas outras duas pontes do mesmo modelo no mundo, ambas nos Estados Unidos. A Silver Bridge que desabou em 1967 causando a morte de 46 pessoas, e a Fort Steuben Bridge que foi demolida em 2012 após apresentar problemas estruturais.

    3. Pedágio

    Por quase dez anos foi cobrado um pedágio para se passar sobre a ponte. A cobrança existiu até 1935.

    4. O Hercílio Luz

    Hercílio Pedro da Luz, político e engenheiro que dá nome ao cartão-postal, foi quem assinou o contrato para a construção da estrutura que faria a primeira ligação entre a Ilha e o Continente. Na época em que a ponte começou ser construída ele era governador do Estado de Santa Catarina. Hercílio Luz não viu a ponte ser finalizada, morreu dois anos antes da inauguração, em 1924.

    5. O nome da ponte

    Num primeiro momento a ponte se chamaria Ponte da Independência. Foi só após a morte de Hercílio Luz que o cartão-postal recebeu o nome em sua homenagem.

    Leia também: Idalice, a cuidadora da Velha Senhora

    6. Ponte em miniatura

    Em outubro de 1924, dois anos antes da conclusão da construção, Hercílio Luz inaugurou simbolicamente a ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento no centro da cidade. A estrutura era uma réplica da passarela da ponte e foi construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original.

    Réplica da ponte Hercílio Luz em escala 50 vezes menor
    Réplica da ponte Hercílio Luz em escala 50 vezes menor
    (Foto: )

    7. Ponte importada

    O projeto da Velha Senhora é de autoria de dois engenheiros norte-americanos e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos. O valor gasto na construção da estrutura até 1926 foi de aproximadamente cinco milhões de dólares. Para conseguir pagar, o governo de SC fez empréstimos junto a bancos estrangeiros, que só terminaram de ser pagos em 1978, mais de 50 anos após a inauguração da ponte.

    8. Tamanho

    Com 821 metros de extensão, a Hercílio Luz é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil. Sua estrutura é composta por 28 vãos no total, 2 torres principais e 12 torres secundárias. A altura das torres principais é de 74 metros e o vão pênsil fica aproximadamente 30 metros acima do nível do mar. Toda a estrutura da ponte pesa cerca de cinco mil toneladas. A Hercílio Luz é também a única ponte pênsil do mundo sustentada por barras de olhal.

    9. As interdições

    No dia 22 de janeiro de 1982 a ponte foi interditada pela primeira vez. Em 15 de março de 1988 a estrutura foi reaberta apenas para o tráfego de pedestres, motocicletas e veículos de tração animal. A ponte foi fechada definitivamente em julho de 1991. Todas as interdições foram motivadas por problemas na estrutura.

    10. A reforma

    No final de 2005 foi lançado o edital para a reforma da Ponte Hercílio Luz e as obras iniciaram em 2006. Inicialmente o prazo máximo para a entrega da restauração era 13 de maio de 2012, quando a ponte completasse 86 anos. O valor gasto nas obras de reforma ultrapassam os 600 milhões de reais.

    Enquanto sua construção levou apenas 3 anos e 6 meses, a restauração da estrutura já dura mais de 13 anos. A data oficial para a reabertura da Ponte Hercílio Luz é dia 30 de dezembro de 2019.

    Leia também: Como será o trânsito na Ponte Hercílio Luz em Florianópolis

    ​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas