Em 24 de agosto é celebrado o “Dia da Infância”. Instituída pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) visando estimular a reflexão sobre condições de vida das crianças e a defesa de seus direitos, a data também reforça a importância do aprendizado na criação dos pequenos, principalmente com relação à atribuição de pequenas tarefas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Nesse sentido, se você é mãe ou pai, seja de primeira viagem ou não, em algum momento já deve ter se questionado sobre o período certo para oferecer autonomia às crianças e estabelecer o cumprimento de tarefas. No entanto, você não precisa se preocupar com isso, pois “o tempo certo” é bastante subjetivo e pode sofrer variações de criança para criança. 

Por outro lado, existem algumas pequenas tarefas que podem ser atribuídas com relativa segurança conforme a fase de amadurecimento, como indica a coordenadora pedagógica da Mind Lab, Miriam Sales. Confira!

Continua depois da publicidade

2 anos

A criança já tem capacidade para guardar os próprios brinquedos ao final da brincadeira, consegue comer sozinha, tirar e calçar o tênis sem cadarço e escolher o livro que gostaria que o pai ou a mãe lesse antes de ela dormir.

3 anos

A partir dessa idade, a criança já tem autonomia para colocar a roupa suja no cesto. Ela também pode começar a organizar a mochila que leva para escola.

Garoto pequeno de costas andando com mochila azul
Aos 4 anos, a criança pode organizar a mochila para dormir fora de casa (Imagem: Franci Leoncio | Shutterstock)

4 anos

Já é possível deixar a criança ir ao banheiro sozinha, com alguma supervisão, e ela pode também organizar a mochila de roupas quando for dormir na casa de algum parente. Não se desespere se as primeiras mochilas estiverem bastante incompletas. Mostre o que faltou para ajudá-la a entender aquilo de que ela necessita quando dorme fora de casa.

Continua depois da publicidade

Entenda por que dormir é importante para as crianças

5 anos

Seu filho ou filha já pode fazer a higiene pessoal quando vai ao banheiro. Pode também trocar de roupa e fazer o próprio prato no momento da refeição.

6 anos

Os animais de estimação são muito queridos pelas crianças desde pequenas, certo? A partir dessa idade, elas podem se responsabilizar por alimentar os pets da família. A arrumação do quarto em que dormem também pode ficar por conta delas.

*Por Grazieli Binkowski

Leia também

5 dicas para ensinar educação financeira a crianças

Veja como planejar um quarto seguro para o seu filho

Saiba como prevenir a obesidade infantil

Destaques do NSC Total