O santo casamenteiro e um dos mais populares do catolicismo tem muito trabalho na semana do Dia dos Namorados: só em Florianópolis, o movimento na Igreja de Santo Antônio, no Centro, não para. São centenas de fiéis procurando uma fatia de bolo. A ideia é encontrar uma mini imagem do santo dentro da massa, o que significa casamento no futuro próximo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Geraldo Azzolini é voluntário há cerca de 10 anos, e a esposa dele comanda a produção do bolo. Ele explica que, para suprir a demanda, cerca de 90 voluntários começam a trabalhar cerca de 15 dias antes do 13 de junho, dia do santo, para produzir mais de meia tonelada de massa, que depois é recheada com chocolate e doce de leite, fatiada e vendida para a comunidade. Ao todo, são 15 mil fatias de bolo. No meio delas, foram distribuídas três mil mini imagens de Santo Antônio.

Bianca e a mãe, Alba Souto, nunca tinham experimentado o bolo e nem visitado a igreja de Santo Antônio, apesar de morarem há anos no Centro. Aproveitaram o aniversário de 79 anos de Alba para garantir o bolo da festa, que vai ser distribuído entre os três filhos e quatro netos (destes, nenhum ainda casado, então, quem sabe o santo ajude).

O Frei Nazareno José Ludtke, um dos quatro frades da igreja, conta que a fama de casamenteiro de Santo Antônio veio após uma moça sem dotes pedir um matrimônio a ele. Santo Antônio a garantiu o casório, e desde então, o santo é conhecido desta forma.

Continua depois da publicidade

— Mas não é só matrimônio, ele nos dá muitas bênçãos e graças — explica o frei.

A Igreja de Santo Antônio, no Centro de Florianópolis, recebe por celebração cerca de 300 pessoas. Só aos domingos, são três horários de igreja lotada. Ela existe desde 1966, e no Dia de Santo Antônio recebe ainda mais fiéis, especialmente na procissão, onde a imagem do santo é carregada pelas ruas próximas ao santuário. No próximo domingo (16), devem ser quatro missas para fechar as comemorações.

Veja fotos da venda de bolos de Santo Antônio

Leia também

Catarinenses destinaram R$ 17,4 milhões para projetos sociais via imposto de renda

Servidores de Florianópolis suspendem greve após proposta da Prefeitura

Destaques do NSC Total