O Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) e o BC Convention & Visitors Bureau projetam que dois milhões de pessoas devem passar pela Dubai brasileira na temporada de verão 2025/2026. E o setor hoteleiro, cuja data é celebrada neste domingo (9), teve papel importante para consolidar a cidade nesse cenário turístico que hoje atrai visitantes de todo o mundo.

Continua depois da publicidade

O Hotel Fischer, por exemplo, considerado o primeiro de luxo de Santa Catarina, nasceu ali e recebeu os ex-presidentes da República João Goulart e Juscelino Kubitschek. Outro ícone em Balneário Camboriú, o Hotel Marambaia, projetado pelo arquiteto gaúcho Roberto Veronese e inaugurado em 1964, foi o primeiro hotel redondo do país, o que também ajudou a dar protagonismo ao setor.

Esse contexto de glamour histórico reflete nos números atuais: a ocupação média da rede hoteleira na cidade para o período entre dezembro e fevereiro costuma ultrapassar os 80%, com picos de até 100% no Réveillon e no Carnaval. Para o verão 2025/2026, estimativas apontam que o número de turistas na cidade deve crescer em torno de 12% em relação à temporada anterior, segundo a turismóloga da Secretaria Municipal de Turismo, Luciana Vargas.

— O que observamos hoje é um crescimento constante do movimento turístico ao longo do ano, impulsionado por investimentos em eventos como o Natal de BC, o calendário cultural e o fortalecimento do turismo corporativo, que ajudam a ampliar a ocupação e reduzir a sazonalidade do setor — avalia a presidente do BC Convention e hoteleira, Andrezza Negrini.

Continua depois da publicidade

Conheça as praias de Balneário Camboriú

Invasão de turistas

Argentinos, paraguaios, uruguaios e chilenos devem voltar a ser protagonistas neste verão, segundo estimativas tanto do Sindisol quanto do BC Convention. Entre 1º e 13 de janeiro deste ano, por exemplo, Balneário Camboriú recebeu 5.884 turistas da Argentina, um aumento de 163% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, os estrangeiros representaram mais de 36% do público visitante, com os argentinos respondendo por quase 30% desse número.

Essa presença internacional é estratégica: além de reforçar a ocupação hoteleira, eleva o ticket médio de consumo e consolida o destino no mapa turístico do Mercosul.

— Balneário Camboriú vive um momento de crescimento contínuo na sua história recente no setor hoteleiro. A cidade vem se consolidando como destino preferido de brasileiros e estrangeiros, especialmente dos países do Mercosul. Esse resultado é fruto do trabalho integrado do trade turístico e da constante qualificação dos nossos profissionais — destaca Rodrigo Vieira, presidente do Sindisol.

Continua depois da publicidade

Conheça opções de lazer de Balneário Camboriú