nsc
Ouça ao vivo

publicidade

CAVESE APRESENTA

Dia do Motorista: uma mensagem para quem leva o Brasil à frente

Scania e Cavese celebram neste 25 de julho a importância do motorista de caminhão para o desenvolvimento do País

25/07/2019 - 09h27 - Atualizada em: 25/07/2019 - 14h29

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Uma homenagem da Cavese aos motoristas brasileiros
Uma homenagem da Cavese aos motoristas brasileiros
(Foto: )

Em 25 de julho, celebra-se no Brasil o Dia do Motorista.

Especialmente nesta data, vale refletir sobre a importância dos quase 2 milhões de motoristas de caminhão, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD), espalhados de norte a sul, leste a oeste, por esta nação de proporções continentais.

Os desafios de quem trabalha nas estradas brasileiras são imensos, não bastasse o mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias para percorrer, número esse do Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT). Há também os dias longe de casa e da família, as difíceis condições do trânsito e de segurança, a necessidade de reduzir o consumo de combustível e a emissão de gás carbônico, além da missão de proteger as preciosas cargas que transportam Brasil afora.

Não à toa dizemos que a categoria move o País. Sem os motoristas de caminhão, o Brasil perde quase 1,5 bilhão de reais por dia.

Então é mais do que merecido comemorar o Dia do Motorista neste 25 de julho. Mas você sabe a origem dessa data?

São Cristóvão e a origem da data

Dia do motorista
Profissional é responsável por movimentar a economia do país
(Foto: )

No Brasil, o Dia do Motorista foi oficializado em 1968, por meio do decreto n. 63.461, na data em que também se celebra o Dia de São Cristóvão. Como padroeiro dos viajantes e dos motoristas, o santo tem uma forte associação com esta categoria.

A tradição conta que São Cristóvão era um homem robusto da região de Canaã, atual Estado de Israel. Tendo encontrado um eremita que lhe mostrou os ensinamentos cristãos, ele se dedicou a ajudar pessoas na travessia de um rio perigoso, dado seu porte físico avantajado.

Dia e noite ele transportava pessoas nesse rio, até que levou um menino nos ombros e o peso dele ficava maior a cada passo. Ao alcançar a outra margem, o garoto revelou ser Jesus, que trazia o peso do mundo inteiro consigo. Daí o nome Cristóvão pelo qual ficou conhecido, “aquele que carrega Cristo”.

No Catolicismo, sua festa acontece em 25 de julho, inspirando assim a comemoração de quem carrega a economia do Brasil se não literalmente nas costas, com certeza bem perto do coração.

Também existem o Dia do Caminhoneiro no estado de São Paulo, em 30 de junho, e o Dia Nacional de Caminhoneiro, em 16 de setembro, como datas à parte desta mais tradicional.

Homenagem ao Dia do Motorista

Dia do motorista
(Foto: )

Mesmo com uma responsabilidade enorme para carregar e um território imenso para percorrer, nada impede esses gigantes do transporte de cumprirem sua missão.

A Scania e nossa rede de concessionárias Cavese temos orgulho de participar do dia a dia dos motoristas de caminhão e contribuir com a profissão que leva matéria-prima à indústria, bens para o brasileiro e riqueza por todo o País. Sabemos que, com veículos de última geração, você dispõe de muito mais conforto, segurança e economia para desempenhar seu trabalho com a satisfação que merece.

Parabéns, motorista de caminhão, e conte sempre conosco!

Conteúdo patrocinado pela Cavese e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content​

Deixe seu comentário:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade