Dos 52 milhões de empreendedores existentes no país, 32 milhões são mulheres. No Dia Internacional da Mulher, histórias como a de Polyana Dill reforçam a força e a independência feminina no empreendedorismo de Santa Catarina. No Estado, as mulheres são donas de 35% dos negócios, segundo dados do Sebrae de 2024.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Aos 32 anos, a empresária Polyana Dill, que começou sua trajetória na advocacia, encontrou no setor de food delivery a realização profissional e a autonomia financeira. Hoje, ela é multifranqueada da Delivery Much e administra operações em Mafra e Caçador, em Santa Catarina, além de Rio Negro, no Paraná.
“Eu queria seguir na área jurídica, mas a vida me puxava para o empreendedorismo”, conta Polyana.
Aos 26 anos, decidiu se dedicar integralmente às franquias de delivery.
“Não sinto falta da advocacia porque eu queria trabalhar, ganhar dinheiro e, com o delivery, consegui tudo isso e com mais liberdade”, afirma.
Continua depois da publicidade
Superação e crescimento no mercado de delivery
A empreendedora iniciou a jornada com franquias junto de um sócio, mas após um tempo, Polyana optou por deixar as empresas que possuía em sociedade e focar exclusivamente na expansão de suas franquias Delivery Much. Hoje, administra três operações sozinha, enfrentando desafios diários e consolidando-se no mercado de franquias. “Se algo der errado, sei que consigo resolver”, afirma.
O setor de delivery tem se mostrado um ambiente de crescimento contínuo. A Delivery Much, por exemplo, registrou um aumento de 40% no número de novas unidades em 2024 em comparação com o ano anterior, com 11 novas franquias somente em Santa Catarina. Além disso, o aplicativo teve um crescimento expressivo no valor total de vendas (GMV), com as novas operações registrando uma alta de 507% em relação a 2023.
Apostando nesse mercado em expansão, Taynara dos Santos, 25 anos, e o esposo Fernando representam mais uma cidade com franquia Delivery Much. Moradores do Oeste catarinense, o casal adquiriu a franquia em Pinhalzinho – 21.972 habitantes – há dois meses.
“Conhecemos a Delivery Much pelas redes sociais, e nos chamou atenção pois era um sonho nosso empreender e ter nosso próprio negócio”, explica Taynara.
Continua depois da publicidade
O recente negócio teve uma aceitação muito positiva no município. A empreendedora afirma que “superou as expectativas, a franqueadora dá um apoio muito grande para nós que somos novos nesse negócio. Isso faz toda a diferença”.
Atualmente, além da franquia, Taynara atua em salão de beleza, assim, a expectativa é que o negócio possa trazer maior liberdade financeira para o casal.
Leia também
Quem não precisa declarar imposto de renda em 2025? Entenda o que se sabe
Volta às aulas e preço dos alimentos puxam o custo de vida em Florianópolis em fevereiro
PIB do Brasil cresce 3,4% em 2024 puxado por indústria e serviços, mas fica abaixo do esperado