nsc

Mente

Dia Mundial da Saúde Mental: "todo mundo acaba impactado na pandemia", diz psicóloga

Psicóloga Rachel Schlindwein Zanini fala sobre a saúde mental

10/10/2020 - 14h12

Compartilhe

Jorge
Por Jorge Jr.
Saúde mental tem sido afetada na pandemia
Saúde mental tem sido afetada na pandemia
(Foto: )

O Dia Mundial da Saúde Mental, definido pela Organização Mundial da Saúde no dia 10 de outubro, é um alerta nestes tempos de coronavírus para a importância de cuidar da mente. A psicóloga Rachel Schlindwein Zanini explica que todos sentem mentalmente os impactos da pandemia.

- Acredito que vários sentiram, mas de modo diferente. Se pensarmos em profissionais da saúde, eles estão exaustos porque a carga do que vivencia no ambiente de trabalho. A preocupação de culpa, quando um colega é contaminado, quando um paciente vai a óbito, há um silêncio interno. Isso gera também quadros depressivos, e as pessoas de um modo geral são muito impactados.

A depressão é o transtorno mental mais comum no mundo. Em termos trabalhistas é considerado a principal causa de incapacidade profissonal do mundo - Rachel Schlindwein Zanini

> É preciso controlar a ansiedade na quarentena para evitar transtornos, diz psicanalista

A Organização Mundial da Saúde define o conceito de saúde mental como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças ou enfermidades.

> Estado pagou 744% a mais do que a Câmara dos Deputados por serviço investigado na Alcatraz, afirma MPF

Para as pessoas que precisam de auxílio para gerenciar os sentimentos, há um serviço gratuito para agendamento online com psicólogos no Hospital Universitário da UFSC. Para mais informações ligar para o (48) 3721-9145.

Ouça a entrevista completa

Colunistas