nsc
    hora_de_sc

    Fique por dentro

    Dicionário do coronavírus: saiba o significado dos termos da pandemia  

    Confira algumas das palavras ou expressões utilizadas para ficar bem informado

    26/03/2020 - 10h49

    Compartilhe

    Por Carolina Marasco
    Entenda os principais termos da pandemia
    Entenda os principais termos da pandemia
    (Foto: )

    Com o avanço do novo coronavírus pelo mundo, precisamos nos acostumar com termos e palavras que nem sempre fazem parte do cotidiano. Pandemia, quarentena, coronavírus, covid-19, transmissão comunitária, entre outros. Essas palavras estão pelas notícias, redes sociais e nos comentários da população. Mas, você sabe o significado de cada uma delas?

    Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

    Para tentar reunir todos os termos, o NSC Total fez um dicionário do coronavírus. A explicação dos termos abaixo serve para que você fique bem informado e entenda sempre que um deles for citado.

    Confira alguns termos usados durante a pandemia de coronavírus:

    Assintomático: quem não apresenta os sintomas, mas pode estar infectado com o vírus.

    Caso confirmado: caso suspeito que realizou o teste e a verificação foi positiva.

    Caso suspeito: casos que possuem sintomas do coronavírus ou são assintomáticos, porém tiveram contato com alguém infectado ou viajaram para as regiões de contágio mais críticas.

    Covid-19: nome da doença causada pelo vírus. A sigla é abreviação de “Coronavirus Disease 2019”

    Epidemia: é a rápida disseminação de uma doença em um grande número de pessoas ou uma determinada população durante um curto período de tempo.

    Grupo de risco: grupo de pessoas com características comuns que tem mais risco de ter complicações com determinada doença; o grupo possui prioridade no atendimento e nos exames; no caso do coronavírus, idosos e pessoas com outras doenças associadas, como cardíacos, diabéticos e outros problemas respiratórios como a asma e a bronquite estão nesse grupo.

    Isolamento social: basicamente, é manter o isolamento das interações sociais; quando associado ao combate do coronavírus, significa deixar de ter contato com outras pessoas para barrar a transmissão; quando fora deste contexto, requer mais atenção pois pode sinalizar depressão ou outras doenças mentais.

    Pandemia: é uma epidemia que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o mundo todo.

    Período de incubação: tempo entre a infecção do ser humano pelo vírus e o início dos sintomas da doença. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no caso do Covid-19 esse intervalo varia de 1 a 14 dias, geralmente ficando em torno de 5 dias.

    Quarentena: é a reclusão ou isolamento pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir da data do último contato com alguém infectado, ou da data em que a pessoa deixou o local com risco de infecção.

    SARS-CoV-2: em inglês quer dizer "severe acute respiratory syndrome coronavirus 2", o que pode ser traduzido como Síndrome Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2".

    Situação de emergência: é um ato administrativo de governos decretado quando há muito risco para a saúde ou para a segurança da população; este tipo de medida permite que ações sejam tomadas com menos processos e mais agilidade.

    Transmissão comunitária: significa que não é mais possível identificar a origem da contaminação, isto é. que os casos estão sendo transmitidos dentro da região ou país e não mais somente em quem viajou ou teve contato com quem estava nas áreas mais afetadas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas