Joinville é uma das sete cidades do Brasil que poderão ser alvos de data centers no país. Uma pesquisa da Allrea, que trabalha para conectar proprietários de terrenos e empresas que buscam novas áreas para desenvolver, indicou que a maior cidade de SC está apta para receber um negócio como este

Continua depois da publicidade

As sete cidades que aparecem na pesquisa são dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. De acordo com a Allrea, os sete municípios contêm subestações de energia de alta carga energética e disponibilidade de ponto de conexão de novas empresas com alta demanda. A atratividade se deve ao fato de ter energia disponível.

Quais são as cidades alvos de data centers no Brasil

A Allrea explica que o fato de haver disponibilidade de subestações de energia de alta carga energética facilita a instalação destes data centers. No caso, se tivessem que iniciar um processo de instalação de uma subestação de energia do zero junto a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), por exemplo, ou qualquer outro órgão responsável, o processo seria longo, podendo ser superior a dois anos para aprovação e instalação. 

Continua depois da publicidade

No caso, ter a certeza da disponibilidade, é um risco a menos de não viabilização do negócio e um tempo ganho no processo de aprovação. 

Os dados disponibilizados foram extraídos da plataforma Allrea, conforme a demanda de clientes para este tipo de produto.

Continua depois da publicidade

O que são data centers

De acordo com a Amazon Web Services (AWS), os data centers são locais físicos capazes de armazenar máquinas de computação e equipamentos de hardware. “Ele contém a infraestrutura de computação que os sistemas de TI exigem, como servidores, unidades de armazenamento de dados e equipamentos de rede. É a instalação física que armazena os dados digitais de qualquer empresa”, explica artigo.