A Diocese de Joinville recebeu uma relíquia de São Francisco Xavier, padroeiro da Catedral da cidade. O objeto é um pequeno fragmento do barrete que o santo utilizava quando seu corpo foi exumado, em 1956. 

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O presente foi recebido das mãos do padre Jesuíta, Ednardo Serafim. O barrete é uma espécie de “chapéu” que era muito usada antigamente por padres jesuítas. Possui um formato quadrangular e quase sempre traz um “pompom” no topo e tem como significado indicar a autoridade do clérigo em determinadas situações e celebrações. 

Para que a relíquia chegasse a Joinville, foi realizado um pedido ao padre Pascual Cebollada, postulador da Companhia de Jesus junto ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, para que a relíquia fosse entregue em mãos na Diocese de Joinville.

— A relíquia possui esse significado: é um sinal que nos aproximam daquela pessoa que a usou, e nesse caso, nos aproximo de São Francisco Xavier, que utilizou o barrete do qual foi retirado este fragmento, e que o levava consigo com um grande ardor missionário — destaca o padre Ednardo.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Diocese de Joinville, uma relíquia católica é um objeto que é preservado para fins de veneração religiosa, sendo uma peça associada a uma história ou a um santo ou santa.

As relíquias podem ser partes do corpo, como ossos, cabelos ou unhas, ou objetos pessoais, como roupas, cajados ou livros.

Leia também

Vídeo mostra filhotes de cachorro desesperados com fome após abandono em SC

Diocese de Joinville pede que fiéis não frequentem missa de ‘padre armamentista’

Quem era o homem encontrado morto dentro de banheiro em “bailão famoso” de SC

Destaques do NSC Total