A Diocese de Lages inicia um novo capítulo em sua história. O Papa Leão XIV aceitou, nesta quarta-feira (5), o pedido de renúncia apresentado por Dom Guilherme Antônio Werlang ao governo pastoral da Diocese, conforme previsto no Código de Direito Canônico, que determina a aposentadoria dos bispos aos 75 anos.
Continua depois da publicidade
Para sucedê-lo, foi nomeado o padre Gilson Meurer, atual reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de Florianópolis, que passa a ser o sexto bispo diocesano de Lages.
O anúncio oficial foi feito durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (5), conduzida por Dom Guilherme, que continuará como Administrador Apostólico até a posse de seu sucessor. A ordenação episcopal de Monsenhor Gilson deve ocorrer nos próximos meses, em data e local ainda a serem definidos.
Quem é o novo Bispo?
Natural de Florianópolis, o novo bispo nasceu em 28 de setembro de 1973 e é reconhecido pelo trabalho pastoral e acadêmico. Estudou Filosofia em Brusque e Teologia em Florianópolis, além de possuir mestrado em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e doutorado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana, também em Roma.
Com ordenação sacerdotal em 2002, o monsenhor Gilson exerceu funções como formador e pároco em diversas paróquias catarinenses, além de atuar como professor de disciplinas bíblicas e de língua latina.
Continua depois da publicidade

Padre Gilson Meurer, de Florianópolis, assume como bispo diocesano (Foto: Divulgação)
Desde 2016, é professor titular de disciplinas bíblicas no Instituto Teológico de Santa Catarina. Também atua como professor de língua latina no seminário Propedêutico da Arquidiocese de Florianópolis e reitor do Seminário Arquidiocesano de Teologia Convívio Emaús, também na arquidiocese de Florianópolis.
Bispo emérito
A transição na Diocese representa um momento de continuidade e renovação. Dom Guilherme, que assumiu o episcopado de Lages em 17 de março de 2018, destacou em mensagem de despedida o sentimento de gratidão à comunidade local. “Procurei trabalhar em equipe, e acredito que a Igreja, sendo dinâmica, está sempre em movimento, pronta para novos passos”, afirmou.
A Diocese de Lages agradeceu publicamente o trabalho de Dom Guilherme, reconhecendo seu legado de fé, diálogo e compromisso com a missão evangelizadora.