A diretora do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú, foi exonerada na segunda-feira (28), três dias após a morte de um bebê durante o parto na unidade. Andressa Haddad, que ocupava a direção-geral do hospital, saiu do posto ainda na segunda. A partir desta terça-feira (29), Aline Leal, atual secretária de Saúde do município, assume interinamente como diretora do hospital.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Em comunicado divulgado pela prefeitura, o objetivo da mudança “é garantir a continuidade dos atendimentos e manter a estabilidade da gestão enquanto as mudanças planejadas para a unidade avançam”.

O cargo da diretora foi a segunda alteração feita no hospital desde a morte da criança, que gerou revolta na comunidade. Ainda no fim de semana, o médico responsável pelo parto foi afastado. Ele era vinculado à empresa terceirizada responsável pelo atendimento no hospital. Estas, no entanto, não devem ser as únicas: a prefeitura anunciou que “outras substituições deverão ocorrer na equipe diretiva do hospital ainda nesta semana”.

Contratação de profissionais

O governo municipal divulgou ainda que enviou um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores para contratação de profissionais ACTs da Saúde com vínculo de dois anos. “Também está prevista a criação da função de diretor clínico obstétrico para a maternidade do HMRC. Além disso, nos próximos dias, será lançada nova licitação para o gerenciamento do Centro Obstétrico, possibilitando, assim, a rescisão do contrato emergencial com a atual empresa responsável pelo setor”, informou o município em nota.

Continua depois da publicidade

O contrato atual para o funcionamento da maternidade foi iniciado em 2020, e deve passar por uma auditoria interna.

Ainda em 2025, a previsão é que uma nova licitação para gestão do hospital seja lançada.

Bebê morreu no hospital e médico foi afastado

Um recém-nascido morreu na sexta-feira (25) no Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. O médico responsável pelo atendimento foi afastado, segundo a prefeitura, que emitiu uma nota. Ele é vinculado a uma empresa terceirizada, que presta serviços de saúde à unidade, gerida pelo governo municipal.

egundo a prefeitura, a mãe da criança recebeu “todos os cuidados, e passa bem”. Ainda não foi informada a causa da morte da criança, e a Polícia Civil deve investigar o caso.

A nota da prefeitura de Balneário Camboriú afirma que o hospital vai fornecer todas as informações requisitadas pela família, o que inclui o prontuário médico da mãe.

Continua depois da publicidade

A Comissão de Óbito e o Comitê de Ética do hospital foram acionados, e o médico responsável pelo parto já foi afastado. Uma sindicância foi aberta pelo município para apurar se houve irregularidade ou negligência. “A empresa terceirizada que presta o serviço médico, à qual o profissional está vinculado, foi notificada”, diz a nota.

Leia também

Motorista improvisa placa e “perde” carro em Balneário Camboriú

Portão aberto levanta suspeita e vizinhos encontram idosa morta em casa em Balneário Camboriú