nsc
an

Pandemia

Diretor de hospital de São Bento do Sul fala em possível colapso

Macrorregião Norte e Nordeste de SC tem média de 50 pacientes em fila de espera por vaga em UTIs, segundo dados estaduais

10/03/2021 - 17h39

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Hospital de São Bento do Sul tem 100% de ocupação dos leitos de UTI
Hospital de São Bento do Sul tem 100% de ocupação dos leitos de UTI
(Foto: )

Com 100% de lotação dos leitos de UTI em São Bento do Sul, o superintendente do Hospital Sagrada Família, Renato Figueiredo, pontuou em coletiva de imprensa na última terça-feira (9) que a situação se aproxima de um colapso. Segundo dados estaduais, até terça-feira, 50 pacientes aguardavam por leitos de UTI na macrorregião Norte e Nordeste de SC. A média por dia é de 50 pacientes.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Dos dez leitos que a unidade são-bentense dispõe, cinco são exclusivos para pacientes com Covid-19. A maior parte deles, segundo a Prefeitura de São Bento do Sul, vem de municípios vizinhos localizados na região do Planalto Norte, para a qual a unidade também oferece atendimento.

No entanto, a maior dificuldade do município está na contratação de novos profissionais. Em 2020, mais três leitos foram criados para atender a demanda. No entanto, por curto período de tempo, sendo encerrados em outubro. O município defende que os leitos continuam contando com estrutura para atendimento, mas não há equipes suficientes. 

No dia 26 de fevereiro a prefeitura deu início a um processo seletivo para a contratação de profissionais. O processo encerrou no dia 7 de março. Segundo a prefeitura, a adesão de médicos foi baixa. Já de técnicos de enfermagem e enfermeiros contou com maior procura. Na próxima sexta-feira (12) haverá o chamamento dos profissionais e, agora, a prefeitura espera que o quadro de profissionais se recomponha. 

> Joinville recebe mais 2,8 mil doses da vacina contra a Covid-19 nesta semana

Enquanto isso, a unidade já registrou a realização dos procedimentos em pacientes que aguardavam por leitos de UTI em salas de emergência, por exemplo, que não possuem os aparatos necessários para todas as técnicas.

São Bento do Sul também conta com um centro de triagem para concentrar pacientes que apresentam os sintomas da Covid-19. Fora isso, os postos de saúde nos bairros não fazem atendimento a pacientes com coronavírus. A prefeitura também afirma que, até o momento, não foi necessário deslocar pessoas para outras cidades, mas com o aumento de casos, a situação não está longe de acontecer.  

Colunistas