Pelo menos três regiões de Santa Catarina localizadas na divisa com o Rio Grande do Sul estão no caminho de tempestades provocadas por uma frente fria que chegou ao Estado neste domingo (3). O risco de temporais com possibilidade de queda de granizo e ventos intensos fez o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir um alerta laranja de perigo para tempestades até as 23h59min.
Continua depois da publicidade
O alerta iniciou ainda na noite de sábado (2), às 21h, e vale para as regiões da Serra catarinense, Sul, e Oeste. De acordo com o Inmet, a chuva fica entre 30 e 60 milímetros por hora, ou, ainda, pode chegar aos 100 milímetros por dia.
Os ventos sopram, segundo a Epagri/Ciram, na direção Nordeste, passando a Sul/Sudeste do Extremo Oeste ao Litoral Sul em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, com rajadas associadas às trovoadas. Apesar do órgão classificar a intensidade do vento como fraco a moderado, o Inmet alerta para velocidades que podem chegar a 100 km/h.
A queda de granizo também não está descartada, principalmente do Oeste ao Sul do Estado. Nas demais regiões, há variação de nuvens e chuva isolada no decorrer da tarde e noite.
Veja fotos
Continua depois da publicidade
Orientações
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, a população não deve se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Além disso, não se deve estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Se possível, a população também deve desligar aparelhos eletrônicos e, em caso de emergências, a orientação é entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo número 193.
Leia também
Chegada de frente fria a SC traz risco de temporais neste domingo
Por que SC vai passar do 10° para o 6° lugar como estado mais populoso nos próximos anos






