Nesta segunda-feira a Feira do Livro de Joinville abre e fecha sua programação com jornalismo e, entre os dois momentos, tem atrações internacionais e contemporâneas em meio à venda de livros no Expocentro Edmundo Doubrawa. O evento começa às 9 horas e recebe as escritoras Barbara Schmitt e Wlangé Keindé, o escritor português Nuno Costa Santos e o ilustrador Johny Guenther.
Continua depois da publicidade
A história da colonização da cidade será tema de debate já no início da manhã, quando será apresentado o documentário “A Barca Colon”, produzido pela NSC TV. O repórter Marco Antônio Mendes, responsável pelas reportagens feitas em Joinville e na Europa, baterá um papo com o público após a exibição. Já no fim do dia, o gerente regional de jornalismo da NSC, Domingos Aquino, participa de um debate sobre fake news com a presidente da OAB Joinville, Maria de Lourdes Bello Zimath e o presidente da Comissão de Direito Digital da OAB Joinville, Norival Raulino da Silva Junior.
A literatura infantojuvenil e a importância dela para a apropriação da linguagem e do idioma ganham destaque durante a manhã, quando a escritora Barbara H. Schmitt conversa com o públicos às 10 horas, no Teatro Juarez Machado. Barbara, que é natural de Blumenau mas mora há mais de dez anos na Noruega — ela, inclusive, foi uma das entrevistadas do documentário “A Barca Colon” — atua como produtora cultural promovendo, entre outras coisas, a integração de crianças refugiadas por meio da literatura.
Há dois anos, Barbara lançou “A Magia da Árvore”, livro infantil que aborda o medo de falar em público. A obra contou com as ilustrações de Johnny Guenther, que é natural do Paraná mas vive em Santa Catarina. Há mais de 20 anos, Johnny cria cenários e storyboards para empresas como a Cartoon Network, a Discovery Kids e a Disney. Às 14 horas, os dois oferecem uma oficina de construção e ilustração para alunos a partir de nove anos de idade.
Também trazendo experiências da Europa, o português Nuno Costa Santos — que já está em Joinville desde sexta-feira participando da Feira do Livro — encontra-se com o público para discutir “atividades em torno da literatura”. Nuno é roteirista e dramaturgo, com várias obras produzidas para a TV e o cinema açoriano.
Continua depois da publicidade
Confira todas as reportagens sobre a Feira do Livro de Joinville
Confira a programação completa da Feira do livro