O documentário “Ilustre: Guilherme Karsten” estreou na sexta-feira passada (23) para contar a carreira e o percurso criativo do autor e ilustrador premiado blumenauense, que foi escolhido para pintar o ovo gigante da Osterfest desta edição. O curta-metragem foi produzido pela paulistana Rabisco Produções Artísticas, com direção de Danilo Belchior, e narra o início da carreira, as primeiras obras, prêmios e a ligação entre as produções e as memórias familiares do artista.
Continua depois da publicidade
Com cerca de 19 minutos e uma narrativa lúdica e envolvente, o documentário está disponível no YouTube (assista abaixo). A produtora de São Paulo procurou o blumenauense para contar a história dele desde quando trabalhava como ilustrador em uma indústria têxtil local, passando pelos dilemas da transição de carreira até o reconhecimento nacional e internacional.
Tão criativo quanto Guilherme, o curta-metragem mistura cenas do cotidiano do artista em Blumenau com os personagens que ele próprio criou para as obras premiadas habitando o mesmo mundo. O escritor abre as portas do ateliê e de casa para explicar e mostrar o processo criativo que cada produção exige, além de mostrar a evolução das artes ao longo dos anos.
Assista ao documentário
Para além do documentário, o blumenauense tem um ano cheio de produções pela frente, com a pintura do maior ovo decorado do mundo da 18ª Osterfest e imagem visual do evento pascoal em Pomerode. Ele também está envolvido na produção de, pelo menos, três livros novos e acompanha as preparações para o lançamento no Brasil de um livro ilustrado que já vendeu 100 mil cópias mundo afora. E ainda, Guilherme lançará duas novas turmas de mentoria online, do curso “Viver de Literatura Infantil”, no primeiro trimestre deste ano. As aulas dão dicas de como tornar a paixão por livros infantis em uma carreira e aborda aspectos que vão além da produção literária em si.
Veja algumas cenas do documentário e fotos do artista
Saiba mais sobre Guilherme Karsten
O estilo original e colorido das artes constroem uma identidade única para Guilherme Karsten, que busca despertar a imaginação lúdica tanto das crianças quanto dos adultos, que não deixam de sentir nostalgia. O blumenauense tem 12 livros publicados, superou a marca de 500 mil edições vendidas, publicou em mais de 30 idiomas com prêmios no exterior, além de ter recebido três Prêmios Jabuti, o mais importante da literatura nacional.
Continua depois da publicidade
“Carona” é o livro mais reconhecido do autor, que conta a história de um surfista que está pronto para ir à praia, pegar umas ondas e aproveitar o dia de sol, mas precisa enfrentar uma aventura no trajeto. A obra foi vencedora do Prêmio Jabuti na categoria “Ilustração”.
Além dos Prêmios Jabuti, o blumenauense recebeu o Golden Pinwheel Grand Award, na China, em 2019 e a Golden Plaque da Bienal de Ilustrações de Bratislava, na Eslováquia, em 2019. Ele também participa de palestras em eventos relacionados a literatura, infância, educação e criatividade e realiza visitas a escolas e feiras de livros.

















