O Ministério da Saúde determinou a ampliação do uso do medicamento donepezila para pacientes com forma grave da Doença de Alzheimer via Sistema Único de Saúde (SUS). A medida foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (15) e deve beneficiar 10 mil pessoas no primeiro ano.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Antes da nova medida, o medicamento era oferecido na rede pública de saúde apenas para paciente com formas leves ou moderadas da doença. O remédio ajuda a preservar as funções cognitivas e a capacidade funcional.
Em nota, a pasta informou que, a partir de agora, pacientes com forma grave da doença poderão usar a donepezila em conjunto ou não com a memantina, medicação já disponibilizada pelo SUS.
“O cuidado contínuo por meio desses medicamentos auxilia na redução de sintomas da doença, como confusão mental, apatia e alterações de comportamento nos pacientes”, destacou o comunicado.
Continua depois da publicidade
A demanda para ampliação do uso da donepezila é do próprio Ministério e surgiu durante o processo de atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da doença de Alzheimer.
Como o exame de sangue identifica a Doença de Alzheimer?
Doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa progressiva que atinge a memória, o comportamento e a autonomia dos pacientes. Embora não haja cura, o tratamento pode contribuir para a redução do ritmo da perda de capacidades.
Estudos apresentados à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) apontam que a continuidade do uso da donepezila pode melhorar sintomas como agitação, apatia e confusão, além de adiar a necessidade de institucionalização.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Alzheimer: Cientistas brasileiros descobrem nova substância que pode restaurar memória
Antes da perda de memória: sintomas precoces de Alzheimer podem aparecer aos 40 anos
Alzheimer, Parkinson e outras demências: UFSC abre cursos online para cuidados de idosos
 
				 
                                     
                            
                            



