Dormir é um ato comum e corriqueiro, mas para muitos exige todo um ritual. Há quem faça toda uma preparação para dormir e há quem apenas deite e durma. Mesmo sem perceber, antes de dormir tomamos várias pequenas decisões que podem revelar um pouco da nossa personalidade.
Continua depois da publicidade
Porta aberta ou fechada? Escolha pode revelar traços de personalidade
Escolher se vai deixar a porta do dormitório fechada ou aberta é uma dessas escolhas. Segundo o jornal La Nacion, existe uma série de explicações psicológicas para esse ato. Uma escolha que reflete a nossa personalidade e a forma como estamos lidando com as emoções.
Segurança e controle: os sinais por trás da porta fechada
O principal sinal dado ao fechar a porta do quarto para dormir é a necessidade de segurança, tanto física, quanto emocional. É como se ao fechar a porta pudéssemos criar uma barreira que nos protege do mundo externo e nos mantêm seguros.
Além disso, a porta fecha dá uma sensação de controle da situação. Você delimita o espaço, seu cérebro faz uma varredura de tudo e essa segurança proporciona um sono mais tranquilo.
Continua depois da publicidade
Valorização do espaço pessoal e busca por tranquilidade
Querer um ambiente mais tranquilo também pode ser um dos motivos pelos quais fechamos a porta do quarto para dormir. Uma solidão consciente e planejada e que nos faz relaxar. Quem gosta de porta fechada para dormir valoriza seu espaço pessoal.
A pessoa também pode estar com necessidade de se reconectar e recarregar as energias. A porta fechada também é a preferida das pessoas mais metódicas e que prezam pela organização. A atitude faz parte de uma série de rituais para essas pessoas que permite uma noite mais tranquila e um sono reparador.
Independência e autonomia refletidas no sono
Por fim, dormir com a porta fechada também é um sinal de independência. Pessoas que valorizam sua autonomia gostam de estabelecer limites físicos durante o sono. Funciona para manter o controle sobre o próprio espaço, característica comum de pessoas independentes.
Continua depois da publicidade
Pequenas escolhas revelam muito sobre nós
Psicólogos dizem que todas nossas escolhas diária refletem parte da nossa personalidade. O que fazemos ao dormir é um exemplo. De proteção ao desejo por liberdade, a porta fechada do quarto pode revelar muitos mais do que se imagina.
Por falar em hora do sono, dormir de janela aberta pode parecer inofensivo, mas faz mal à saúde.






