nsc
dc

Imunização

Dose de reforço contra Covid: quem pode receber a vacina e qual o imunizante?

Segundo o Ministério da Saúde, uso de imunizantes diferentes aumenta a imunidade dos vacinados

02/12/2021 - 10h02 - Atualizada em: 03/12/2021 - 07h32

Compartilhe

Camilla
Por Camilla Martins
Vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina
Em Santa Catarina, 519.914 pessoas receberam a dose de reforço contra a Covid-19
(Foto: )

Todas as pessoas com mais de 18 anos podem receber a dose de reforço contra o novo coronavírus em Santa Catarina. A recomendação foi dada pelo Ministério da Saúde no último dia 16 de novembro, quando foi orientado que o intervalo entre a segunda e a terceira doses das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer seja de cinco meses em todo o país. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em Santa Catarina, a vacina da Pfizer está sendo aplicada como terceira dose, seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde. No Estado, 519.914 pessoas já receberam o reforço. Uma pesquisa encomendada pelo governo federal concluiu que a terceira dose feita com esquema heterólogo, ou seja, usando imunizantes diferentes, aumenta a imunidade dos vacinados.  

— Estudos com a vacina de RNA mensageiro (tecnologia utilizada na vacina da Pfizer) demonstraram aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, a dose de reforço poderá ser administrada com as vacinas da Janssen ou AstraZeneca — afirmou o Ministério da Saúde por meio de nota.

Reforço da Janssen

Para as pessoas que foram vacinadas com a Janssen, a orientação é que elas recebam a segunda dose de reforço entre dois e seis meses após a primeira aplicação. Nesse caso, a vacina usada deve ser do mesmo fabricante. Para as mulheres que se vacinaram com a Janssen e que estejam grávidas, a recomendação do Ministério da Saúde é que a dose de reforço seja feita com a vacina da Pfizer.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), o Estado aguarda a chegada de novas doses da Janssen para a aplicação do reforço. 

Veja as vacinas indicadas para dose de reforço

  • Quem recebeu duas doses da Coronavac, Astrazeneca e Pfizer recebe a terceira dose da Pfizer
  • Quem recebeu a dose da Janssen recebe a segunda dose do mesmo fabricante

Leia também 

Do toque de recolher à dispensa de máscaras: como o cenário da Covid em SC mudou em um ano

Ano de 2022 terá cinco possíveis feriadões; veja as datas

INSS divulga calendário de pagamentos para 2022; confira

Colunistas