nsc
dc

Karatê

Douglas Brose é tricampeão mundial de karatê

Principal nome do karatê no Brasil, Brose é radicado em Santa Catarina e chega à sua quinta medalha em mundiais

20/11/2021 - 15h33 - Atualizada em: 20/11/2021 - 15h57

Compartilhe

Por Tayná Gonçalves
Douglas Brose
Com a vitória no Mundial de Dubai, nos Emirados Árabes, o brasileiro se tornou tricampeão mundial da categoria até 60kg, aos 35 anos.
(Foto: )

O carateca brasileiro Douglas Brose conquistou o tricampeonato mundial de karatê neste sábado (20) em Dubai, nos Emirados Árabes. Na decisão, o carateca radicado em Santa Catarina desde a infância venceu o italiano Angelo Crescenzo, que era o atual campeão mundial. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Com a vitória, Brose se tornou tricampeão mundial da categoria até 60kg, aos 35 anos. O brasileiro já é considerado um dos maiores nomes do karatê do mundo, além de ser o maior carateca da história do Brasil.

Segundo informações do portal GE, a luta começou com os dois caratecas recuados, estudando a situação. Faltando 58 segundos, o italiano tentou socar por baixo, mas o brasileiro respondeu rápido e acertou um chute na cabeça, abrindo três a zero. Crescenzo tentou buscar, porém a experiência do brasileiro falou mais alto, tirando todas as chances do oponente.

Quinta medalha de Douglas Brose em mundiais

Essa já é a quinta medalha que o brasileiro conquista em mundiais. Douglas Brose foi ouro em 2010 e 2014, prata em 2011 e bronze em 2006. Em 2018, sofreu uma lesão no calcanhar de Aquiles e mal conseguiu disputar o mundial naquele ano e isso afetou sua participação nas Olimpíadas. 

Enquanto estava se recuperando deste problema, o brasileiro sofreu uma lesão na mão, precisou colocar um pino e disputou a competição em Dubai com muita dor.

Na quarta-feira (17), Douglas fez uma campanha impecável para chegar à final. Na estreia enfrentou o esloveno Niklas Tamse e ganhou de 4 a 2. Depois venceu por 2 a 1 Abdullah Shaaban, do Kuwait, e por 2 a 0 o sul-coreano Gu Ju Yeong. 

Nas quartas de final, o brasileiro dominou o cazaque Kaisar Alpysbay por 3 a 0. Na semifinal se manteve à frente do placar durante a luta e derrotou o marroquino Ali Jina Abdel por 3 a 1.

Olimpíadas de Tóquio

A estreia do karatê em Olimpíadas ocorreu neste ano em Tóquio, mas Douglas Brose não participou. A categoria até 60kg se juntou com a categoria até 67kg, e o tricampeão mundial foi superado na disputa interna do Brasil por Vinícius Figueira, vice-campeão mundial da categoria até 67kg em 2018. 

Brose ainda disputou o pré-olímpico na categoria até 75kg, mas nenhum brasileiro se classificou para os Jogos. A modalidade não está no programa para as Olimpíadas de Paris, em 2024.

*Matéria elaborada a partir de informações do GE.

Leia também

Família Kindermann encerra atividades após disputar Libertadores Feminina

Figueirense anuncia Abel Ribeiro como coordenador de futebol

Avaí e Jadson; se não está a fim, não faz falta

Colunistas