A Polícia Militar de Balneário Camboriú, para reforçar a segurança durante a festa de 61 anos da cidade, utilizará, pela primeira vez, drones com tecnologia de reconhecimento facial. Os equipamentos serão utilizados neste fim de semana com a tradicional Festa dos Amigos, no sábado (19), e o show nacional da banda Jota Quest, no domingo (20), ambos na orla da cidade.
Continua depois da publicidade
Ao todo, serão três drones de grande porte capazes de realizar varreduras simultâneas por toda a extensão da Avenida Atlântica. A tecnologia permitirá identificar suspeitos após a prática de crimes, localizar foragidos e até encontrar pessoas desaparecidas.
Além disso, o efetivo policial será ampliado com reforços de Florianópolis, com helicóptero, batalhão de choque, cavalaria, canil e policiamento com motocicletas. O tenente-coronel do 12º Batalhão de Polícia Militar, Rafael Vicente, destaca que “o público deve estar atento, especialmente com pertences como celulares, além de evitar tumultos e confusões”.
Visita de tartarugas inspira projeto de conscientização em escola de Balneário Camboriú
A Guarda Municipal também contará com drones próprios, equipados com zoom de aproximação de 300 metros e câmeras termográficas capazes de realizar reconhecimento por captação de calor. Esses equipamentos estarão integrados ao sistema de monitoramento por câmeras fixas com reconhecimento facial ao longo da orla.
Continua depois da publicidade
Durante os dias de comemoração, as autoridades fiscalizarão o uso de drones particulares rigorosamente. Segundo as forças de segurança, o sobrevoo de drones sem autorização legal, especialmente durante eventos com grande aglomeração de pessoas, é proibido e representa risco à segurança pública.
Jota Quest promete agitar Balneário Camboriú durante programação do “BC 61 anos”
Desse modo, aeronaves não autorizadas serão interceptadas, os responsáveis encaminhados à Polícia Civil, e os equipamentos apreendidos imediatamente.
— O uso desordenado de drones representa risco real, tanto para o público quanto para a operação segura do evento. Por isso, estaremos atentos e com fiscalização rigorosa em toda a extensão da Avenida Atlântica— reforçou o secretário de Segurança, Evaldo Hoffmann.
O patrulhamento aéreo será reforçado com helicópteros da Polícia Militar, que também vão monitorar possíveis sobrevoos clandestinos ao longo das festividades.
Continua depois da publicidade
Conheça as praias de Balneário Camboriú
Leia mais
Balneário Camboriú amplia videomonitoramento e reforça segurança com balanço do semestre
Itajaí celebra a 39ª Festa Nacional do Colono com shows e tradições rurais
 
				 
                            
                            





