nsc
an

FAKE NEWS

É falso e-mail com convite para dose extra da vacina contra Covid-19 em Joinville

Prefeitura reforça alerta para deletar mensagem da caixa de entrada, sem clicar em qualquer link

28/08/2021 - 07h00

Compartilhe

Hassan
Por Hassan Farias
E-mail com convite para dose extra é falso, diz prefeitura
E-mail com convite para dose extra é falso, diz prefeitura
(Foto: )

Um e-mail falso com convite para as pessoas tomarem uma dose extra da vacina contra a Covid-19 em Joinville está circulando pela internet, segundo a prefeitura da maior cidade de SC. O município informou que a mensagem, provavelmente, tem como objetivo induzir o destinatário a cair em mais um golpe virtual.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, o e-mail em nome de "SUS - Cadastro" é destacado como “urgente” e menciona um “convite para dose extra emergencial contra a Covid-19”. O conteúdo do e-mail traz o logotipo do "ConecteSUS" e menciona o número de inscrição (possivelmente falso) do cidadão no SUS.

A mensagem informa que o destinatário foi selecionado para receber uma dose extra da vacina contra a Covid-19 nos próximos dias. O texto ainda diz que a pessoa pode escolher o fabricante do imunizante a ser aplicado, conforme disponibilidade.

> Norte de SC tem 1 em cada 4 moradores vacinados com duas doses contra a Covid

Na sequência, ainda há orientação para que a pessoa clique em um botão "visualizar cartão" para acessar informações sobre as datas e horários da vacinação. No entanto, a prefeitura reforça que o e-mail é falso e quem receber deve deletá-lo da caixa de entrada, sem clicar em qualquer link.

O Ministério da Saúde também já publicou no site oficial e redes sociais um alerta informando que o ConecteSUS não envia e-mail para convocar cidadãos para a dose extra da vacina, e que a pasta acompanha estudos que avaliam a necessidade e eficácia de possível terceira dose.

Leia também:

Por que Adriano Silva não concorda com “passaporte de vacinação” e outras exigências

Ausências crescem em Joinville e seis mil deixam de tomar a segunda dose

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

​Reinfectados por Covid: veja quem são os famosos que pegaram o vírus duas vezes

Crianças devem ser vacinadas contra a Covid-19?

Colunistas