É falsa a informação disseminada através de um vídeo nas redes sociais, que trata o vinagre como meio mais eficiente de prevenção contra o coronavírus, ao invés do álcool em gel.

Continua depois da publicidade

Ao contrário do que traz a gravação de um “químico autodidata”, o vinagre tem propriedades apenas desinfetantes, enquanto o álcool 70%, seja em gel ou líquido, tem capacidade para desestabilizar os vírus e as bactérias, informou a médica infectologista do Hospital Universitário da UFSC, Ivete Masukawa.

Conforme esclareceu a infectologista, o vinagre tem em sua composição o ácido acético, mesmo ácido utilizado para esterilizar instrumentos. No entanto, a propriedade não funciona na pele, nem tem capacidade de afetar os vírus:

— Essa informação não procede e é considerada um absurdo por controladores de infecção.

A informação já correu estados e chegou ao Ministério da Saúde, que também desmentiu o vídeo. Em sua página “Saúde sem fake news”, o Ministério afirma que estudos científicos atuais tem o álcool como principal método de prevenção contra o coronavírus (COVID-19), assim como a higienização das mãos, com água e sabão.

Continua depois da publicidade

Ainda reitera que, até o momento, não existem medicamentos, substâncias, vitaminas, alimentos específicos ou vacina que possam prevenir a infecção pelo coronavírus (COVID-19).

Recomendações de prevenção

– Lave as mãos com frequência, com água e sabão. Ou então higienize com álcool em gel 70%.

– Cubra seu nariz e boca com lenço ou COM O BRAÇO (e não com as mãos!) quando tossir ou espirrar.

– Evite contato próximo com pessoas resfriadas ou que estejam com sintomas parecidos com os da gripe.

Continua depois da publicidade

– Quando estiver doente, fique em casa.

– Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

– Não compartilhe objetos de uso pessoal (como talheres, toalhas, pratos e copos).

– Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

Destaques do NSC Total