nsc
nsc

Outubro Rosa

Outubro Rosa: Projeção itinerante exibe mensagens de incentivo à prevenção do câncer de mama

Iniciativa da Clínica Imagem, a ação realizada no centro de Florianópolis reforçou a importância do diagnóstico precoce no combate à doença

19/10/2021 - 15h18 - Atualizada em: 20/10/2021 - 09h47

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
outubro rosa florianópolis
Trazendo dados e estatísticas importantes sobre o tema, a projeção circulou por prédios históricos da capital
(Foto: )

Prevenção segue sendo uma das alternativas mais efetivas no combate à doenças, inclusive o câncer de mama. Com o propósito de estimular ainda mais a conscientização e apoiar a campanha do Outubro Rosa, a Clínica Imagem realizou nesta terça-feira, 19, uma projeção itinerante, projetando dados, estatísticas e informações sobre o tema e prédios históricos da capital.

Outubro rosa florianópolis
(Foto: )

Entre as informações exibidas na ação, se destaca o dado de que 25% dos casos, de acordo com a clínica, ocorrem em mulheres com menos de 50 anos, contrariando a crença de que a enfermidade só atinge pessoas com idade avançada. O diagnóstico precoce da doença reduz as chances de óbito em até 95%, motivo que reforça a importância da prevenção e das campanhas de conscientização, conforme destaca a médica especialista em radiologia Aline Bianchini, da Clínica Imagem.

— É importante que campanhas de conscientização e de prevenção continuem acontecendo. Dados revelam que a busca por exames como a mamografia cresceu nos últimos anos, e evidências médicas mostram que a mortalidade relacionada à doença reduz de 30% a 50% entre as mulheres que são monitoradas com a mamografia — destacou.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de mama é o problema de saúde que mais mata mulheres em todo o mundo, e a segunda ocorrência mais comum da doença, atrás apenas do câncer de pele. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que até o final de 2021, mais de 66 mil novos casos da enfermidade sejam registrados. Em Santa Catarina, 660 mulheres morreram vítimas da doença no ano passado, conforme apuração no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).

A Projeção Itinerante sobre o Outubro Rosa foi realizada de forma digital nas paredes de prédios históricos do centro de Florianópolis. As telas visam incentivar a prevenção e o combate ao câncer de mama, além de divulgar dados relevantes sobre a doença.

Confira um trecho da projeção itinerante:

Acesse mais conteúdos sobre o Outubro Rosa no canal do NSC Total.

Leia também

Outubro Rosa 2021: começa mês de conscientização sobre câncer de mama

Entrega de absorventes esbarra também em governadores

Colunistas