nsc
dc

LUTA

Outubro Rosa 2021: começa mês de conscientização sobre câncer de mama

Uma pequena fita rosa levada no peito.  Um símbolo de luta e da importância da prevenção do câncer de mama.

01/10/2021 - 10h45 - Atualizada em: 14/10/2021 - 14h00

Compartilhe

Por Agência Brasil
A fita rosa simboliza a conscientização no Outubro Rosa
A fita rosa simboliza a conscientização no Outubro Rosa
(Foto: )

Uma pequena fita rosa levada no peito.  Um símbolo de luta e da importância da prevenção do câncer de mama. A campanha do Outubro Rosa é um movimento global que começou nos anos 1990, O mês de outubro passou a ser dedicado à conscientização sobre a doença, destacando a necessidade do diagnóstico precoce e do tratamento adequado para as pacientes.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

História do Outubro Rosa

Em 1982, nos Estados Unidos, foi fundada uma organização não-governamental em homenagem a Susan G. Komen que morreu de câncer de mama. A instituição passou a realizar eventos para levantar fundos em prol de pesquisas no combate à doença.. Em 1986, ocorreu o primeiro mês de conscientização em outubro.

E, em 1991, a fundação adotou a fita rosa como símbolo da causa durante a Corrida pela Cura, em Nova York.. Mais do que ser associado ao feminino, o rosa foi escolhido pelas organizadoras por ser um tom de saúde. Popularmente, uma pessoa corada geralmente é considerada saudável.

Outubro Rosa no Brasil

No Brasil, o primeiro ato em alusão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer aderiu ao movimento e passou a promover eventos técnicos e disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama.

> Em 20 anos, mortes por câncer de mama crescem 158% em Santa Catarina

Como uma das iniciativas para lembrar a luta contra a doença, monumentos icônicos costumam ser iluminados com a cor rosa no mês de outubro.  Entre eles, a Torre Eiffel, na França; o Cristo Redentor, no Brasil; e a Casa Branca, nos Estados Unidos; e até mesmo a Casa Rosada, na Argentina, já colocaram luz sobre a luta contra o câncer de mama.

Por Beatriz Evaristo

Tatuagem devolve autoestima para mulheres que passaram por mastectomia

Você também pode querer ler

Outubro Rosa: Câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres

Depressão: saiba quais são os sintomas e onde procurar ajuda em Santa Catarina

Como os pais podem identificar que as crianças estão em depressão?

Colunistas