nsc
dc

publicidade

SOMA apresenta

Outubro Rosa: Câncer de mama é um dos mais comuns entre as mulheres

Segundo o Instituto Nacional de Câncer, são estimados 59.700 casos novos da doença em 2019

14/10/2019 - 09h30 - Atualizada em: 14/10/2019 - 16h21

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Outubro Rosa destaca a importância dos exames preventivos
(Foto: )

Todos os anos os dados são alarmantes: o câncer de mama é o tumor que mais acomete as mulheres. Segundo o Instituo Nacional de Câncer (INCA), somente para este ano são estimados 59.700 novos casos da doença. E, infelizmente, ninguém está livre da doença.

O diagnóstico precoce é uma das maiores armas contra o agravamento do câncer de mama.

A principal forma de manifestação da doença é como um “caroço” endurecido e indolor na mama. Mas de acordo com a médica especialista em tratamentos oncológicos, Dra. Aline da Rocha Lino, qualquer alteração na mama pode ser considerada uma suspeita válida de investigação, independente da idade da paciente.

Mesmo que a mulher não perceba nada alterado em suas mamas, é recomendado que a partir dos 40 anos realize um exame de mamografia todo ano. Caso exista um histórico pessoal ou familiar de predisposição ao câcner de mama, esse rastreio pode iniciar antes dos 40 anos. A mamografia pode detectar tumores que ainda não estão aparentes, o que geralmente leva à possibilidade de diagnóstico de um um tumor ainda pequeno.

Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de cura, como também maiores serão as chances de tratamentos menos intensos - destaca a médica.

Tão importante quanto falarmos de diagnóstico precoce, é falarmos de prevenção. Já está comprovado que exercícios físicos regulares, evitar o consumo de álcool, priorizar alimentação adequada e hábitos de vida saudável, reduz o risco de se desenvolver câncer de mama – orienta.

Cirurgias modernas

Com a melhoria no diagnóstico precoce dos tumores de mama e o auxílio das novas tecnologias, as cirurgias mais radicais tornaram-se menos frequentes. As novas técnicas retiram apenas o tumor e a parte ao redor, como margem de segurança, preservando o restante do seio.

outubro rosa
Técnicas modernas permitem o tratamento com qualidade de vida
(Foto: )

Um dos benefícios desta técnica é qualidade de vida, já que o impacto psicológico é menor, principalmente porque a prática permite resultados estéticos mais satisfatórios. Além disso, diversas abordagens também são apostas para tratamentos mais conservadores, como a quimioterapia, terapia direcionada com anticorpos, imunoterapia.

- Independente da escolha do tratamento, é fundamental que o acompanhamento da paciente seja realizado de perto e de forma bastante individualizada, pois cada paciente é única - destaca a Dra. Aline da Rocha Lino.

A especialista atende na Clínica Soma, que está há de 20 anos prestando assistência médica oncológica em Florianópolis. O acompanhamento acontece com a equipe multidisciplinar da clínica, um modelo de atendimento que vem revolucionando os resultados médicos.

Com um corpo clínico reconhecido nacionalmente pelo trabalho, inovação, consciência social e experiência consolidada, a Clínica Soma mantém o compromisso permanente de oferecer as melhores alternativas terapêuticas, com uma equipe que inclui psicólogos, nutricionistas, enfermeiros especializados. Os agendamentos podem ser realizados online pelo site ou via Whataspp.

Deixe seu comentário:

publicidade