nsc
an

Pandemia

"Esse é o nosso último esforço", diz secretário de saúde de Joinville sobre medidas contra Covid-19

Fase 3, iniciada nesta terça-feira, é última etapa antes de colapso no sistema; pelo menos 20 pessoas estão na fila por vaga na UTI para Covid-19 na cidade

03/03/2021 - 08h28 - Atualizada em: 03/03/2021 - 16h10

Compartilhe

Patrícia
Por Patrícia Della Justina
Pelo menos 20 pacientes aguardam leito de UTI em Joinville
Pelo menos 20 pacientes aguardam leito de UTI em Joinville
(Foto: )

Joinville anunciou, na última terça-feira (2), o início da fase 3 do Plano de Contingência contra a Covid-19. Esta é a última etapa, segundo o secretário de saúde, Jean Rodrigues, antes de um possível colapso no sistema de saúde. 

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Até a terça-feira (2), Joinville tinha 20 pacientes na fila, aguardando por vagas em leitos de UTI para Covid-19. Enquanto isso, permanecem em leitos da área semi-intensiva. Segundo dados do Governo do Estado, na macrorregião de Joinville são pelo menos 36 pacientes na fila. 

Jean explica que a ocupação dos leitos é dinâmica, seja pela desocupação por cura ou por óbitos. Mas, mesmo com o plano de transferência adotado diariamente nos hospitais, Joinville não tem mais conseguido transferir pacientes para outras unidades de cidades vizinhas, justamente porque a situação de sobrecarga atinge todo o estado de Santa Catarina. 

> Com demanda por até 100 médicos, Joinville abre contratação emergencial

Jean reforça a necessidade de colaboração de toda a população diante das medidas adotadas pelo município e também pelo governo do estado. 

— Estamos iniciando a última fase do nosso plano de contingência antes do sistema de saúde de Joinville colapsar e não poder dar o suporte de saúde para as pessoas que têm Covid-19. Esse é o último esforço que estamos fazendo. Se a população não colaborar, nós não vamos conseguir dar o suporte devido — ressalta.    

> Com uso de menos de 1% do lote, Joinville devolve parte de cloroquina recebida em 2020

Ele também lembra que outras patologias estão com procedimentos interrompidos, com o cancelamento de cirurgias eletivas. A decisão para o início da fase 3 foi tomada uma semana após o município avançar para a fase 2, levando em conta o crescimento do número de pacientes com quadros graves que precisam de atendimento hospitalar. Na terça-feira, a Prefeitura de Joinville anunciou que o Pronto-atendimento Leste, no bairro Aventureiro, será transformado em unidade de retaguarda para os hospitais públicos com área exclusiva para Covid-19, e não fará mais atendimentos abertos ao público.

Colunistas