A tecnologia vem se tornando um ponto de interesse cada vez maior para as pessoas, principalmente entre os jovens. A ascensão da Inteligência Artificial, da realidade virtual, das redes sociais e da cultura geek tem um papel importante nesse movimento. Neste contexto, destinos inteligentes de viagem costumam ser buscados.

Continua depois da publicidade

Quando envolve o turismo, não é diferente. Além de moldar e facilitar as viagens, a busca por destinos inteligentes pelos amantes do assunto também cresce. Tudo isso devido à possibilidade de acesso a recursos inovadores, interatividade e experiências futuristas.

Também se interessa por esses assuntos que envolvem tecnologia? Conheça os destinos ideais para você:

Tóquio, Japão

A cidade de Tóquio, no Japão, já tem implantada em sua cultura a relação com a tecnologia, sendo um destino inteligente perfeito para se manter atualizado sobre as novidades deste mercado.

Entre as suas atrações, estão as lojas de eletrônicos e animes no bairro Akihabara, que fazem parte da cultura geek; museus interativos que utilizam tecnologia digital, como TeamLab Planets e TeamLab Borderless; restaurantes que usam robôs para entretenimento, cozinhar e servir; e o Shibuya Scramble Square, mirante tecnológico com painéis interativos.

Continua depois da publicidade

Fora isso, a cidade se faz em uma imersão totalmente tecnológica e futurista que encanta até aqueles que não têm tanta intimidade com o assunto.

Seul, Coreia do Sul

Também localizada no continente asiático, a capital da Coreia do Sul, Seul, é um dos locais mais inovadores do mundo e um dos destinos mais inteligentes possíveis, atraindo o público mais jovem para visitas. No Dongdaemun Design Plaza (DDP), os turistas podem encontrar um centro de inovação, com arquitetura e exposições tecnológicas futuristas. Caso procurem alta tecnologia, telas gigantes de LED e shoppings futuristas, vão encontrar no Distrito de Gangnam e no COEX Mall.

Além disso, é uma cidade conhecida por sua tradição nos esportes eletrônicos (eSports) e seus eventos relacionados a diversos jogos. Não deixe de visitar os cafés de realidade virtual quando bater aquela fome.

Dubai, Emirados Árabes Unidos

Com os investimentos feitos nas últimas décadas, Dubai criou uma atmosfera luxuosa e com experiências valiosas para os fãs de tecnologia.

Continua depois da publicidade

Uma das principais atrações turísticas do planeta, o Burj Khalifa, que é o prédio mais alto do mundo, oferece experiências de realidade virtual. Já o Museu do Futuro tem experiências imersivas, com exposições tecnológicas futuristas que são impossíveis de encontrar em outro lugar do mundo.

O maior shopping do mundo, Dubai Mall, é o lugar perfeito para quem quer ir às compras. Mas tem um detalhe: robôs de atendimento e inteligência artificial em diversas lojas otimizam a experiência do usuário.

Vale do Silício, Estados Unidos

Por último, mas não menos importante, o Vale do Silício, localizado na Califórnia, Estados Unidos.

Neste local, o amante de tecnologia poderá conhecer a sede de algumas das maiores empresas do mundo inteiro, apreciando sua história e desfrutando dos recursos tecnológicos criados por elas.

Continua depois da publicidade

A evolução dos primeiros modelos de computadores até os que usamos hoje, com inteligência artificial, é mostrada no Museu da História da Computação, um destino único.

Fábricas de veículos autônomos também são uma ótima opção de visita para quem é fascinado por esses destinos inteligentes. 

Dicas de viagens para destinos inteligentes

Para destinos que prezam pela tecnologia, algumas dicas podem ser seguidas. Primeiro, é compreender qual opção se adequa melhor ao gosto do turista, além de compreender orçamentos. Além disso, ter um seguro viagem é essencial, tendo em vista que boa parte desses locais está localizada em países mais distantes e algumas intercorrências podem acontecer.

Leia também

Manutenção inteligente: equipamentos tecnológicos que facilitam a rotina doméstica

O impacto do sistema remoto no ensino e no trabalho