Nos últimos anos, o sistema remoto de trabalho e educação ganhou espaço, impulsionado principalmente pela pandemia de Covid-19. Esse modelo fez com que as pessoas e instituições de trabalho e estudo se adaptassem rapidamente ao que antes era feito de forma presencial para o digital, e desde então, esse formato se consolidou e não tem previsão para ir embora. 

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Essa modalidade consegue oferecer inúmeros benefícios, especialmente quando aliada à tecnologia, como flexibilidade e acesso ampliado a oportunidades, mas também impõe desafios como a necessidade de novas competências pelos estudantes e colaboradores.

Como o sistema remoto tem impactado na educação?

A educação foi uma das áreas mais afetadas pela digitalização. O ensino à distância ganhou novos moldes, como, por exemplo, o modelo híbrido, no qual as instituições de ensino conseguem oferecer aulas presenciais e online. 

Isso proporciona uma maior acessibilidade, já que estudantes de diferentes regiões conseguem acessar cursos, programas e instituições de ensino sem a necessidade de enfrentar longas horas no trânsito. A flexibilidade de horários é outro ganho importante, já que possibilita conciliar estudos com outras atividades, como trabalho ou cuidados familiares. 

Continua depois da publicidade

Entretanto, esse modelo também apresenta alguns desafios na aprendizagem. A falta de contato presencial pode prejudicar a interação e o engajamento de alguns alunos, por exemplo, e alguns profissionais, como professores, precisam desenvolver novas metodologias para prender a atenção dos alunos no modelo digital.

Qual o impacto do sistema remoto no mercado de trabalho?

No ambiente corporativo, o sistema remoto no trabalho trouxe transformações significativas que impactam tanto as empresas quanto os colaboradores. A redução de custos, manutenção e outros gastos operacionais agora permitem que as empresas invistam esse  valor em áreas estratégicas e de melhorias para toda a equipe. 

Além disso, a oportunidade de trabalhar de forma digital permite que milhares de pessoas consigam vagas em áreas mais específicas de diversas partes do país e do mundo, sem a necessidade de locomoção, melhorando a qualidade de vida e permitindo mais diversidade nas equipes.

Segundo a empresa de consultoria de recrutamento Robert Half, 38% dos profissionais afirmam que, caso fossem obrigados a voltar ao trabalho presencial, considerariam mudar de emprego, reforçando a importância de manter a flexibilidade no ambiente de trabalho.

Continua depois da publicidade

Mas, ao mesmo tempo, esse modelo exige novas habilidades profissionais, como domínio de ferramentas digitais e capacidade de autogestão, para que o profissional não se disperse durante as horas destinadas ao trabalho e consiga cumprir com prazos e demandas.

A adaptação e o suporte profissional no sistema remoto na educação e no trabalho

Diante dessas mudanças, alguns profissionais podem encontrar no sistema remoto de trabalho uma forma acessível para continuar exercendo as atividades após afastamentos prolongados do ambiente presencial, por exemplo.

Nesses casos, contar com o acompanhamento de um especialista, como um terapeuta ocupacional, pode ser fundamental para a readaptação deste profissional, tanto no campo digital quanto no presencial. 

Uma faculdade de terapia ocupacional forma profissionais capacitados para ajudar trabalhadores que enfrentam dificuldades no retorno às suas atividades. Esse suporte pode ser importante para aqueles que precisam de adaptações ou de estratégias para melhorar a produtividade e o bem-estar.

Continua depois da publicidade

Dessa forma, à medida que a tecnologia avança, a tendência é que o sistema remoto também continue evoluindo, proporcionando mais qualidade de vida aos colaboradores, mas também a necessidade de novas adaptações.

Leia também

Inovação imobiliária: conheça 4 tendências tecnológicas para o mercado imobiliário

Quer impressionar no jantar? Saiba como harmonizar pratos com frutos-do-mar e vinhos