nsc
hora_de_sc

Astronomia

Eclipse lunar: como ver o fenômeno em Santa Catarina nesta sexta

Mudança na lua começa a ser percebida no fim da tarde de 5 de junho

05/06/2020 - 08h53

Compartilhe

Por Carolina Marasco
Eclipse penumbral em Itapema, em 2017
Eclipse penumbral em Itapema, em 2017
(Foto: )

A sexta-feira (5) é marcada pelo eclipse lunar penumbral em todo o país. O fenômeno causa um sombreamento na lua por cerca de 3 horas e pode ser visto na maior parte das regiões brasileiras. Em Santa Catarina, de acordo com o meteorologista Leandro Puchalski, o céu nublado e a chuva podem dificultar um pouco a observação, porém será possível notar a diferença no céu catarinense.

> Eclipse lunar 2020: entenda a influência nos signos

Segundo o Observatório de Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o eclipse penumbral ocorre quando a Lua passa pela sombra parcial da Terra, chamada de penumbra. Por isso, a Lua pode ser observada levemente mais escura.

Para ver o eclipse em Santa Catarina, será necessário observar o céu em horários específicos e torcer para que as nuvens não atrapalhem. Além disso, binóculos podem auxiliar as percepções para quem está em casa e não possui equipamentos técnicos.

O fenômeno deve começar a ser observado por volta das 16h26, no horário de Brasília, quando há o ápice de surgimento da Lua no Céu. Durante o processo de eclipse, observadores apontam que a Lua pode parecer um pouco “fumê” e menos nítida.

> Signos em 2020: confira o que os astros indicam para o novo ano

Como ver o eclipse penumbral pela internet

Observadores em Roma, na Itália, transmitiram o eclipe lunar penumbral nesta sexta-feira. Por lá, a Lua nasce às 20h30 (horário local) e o ápice acontecerá às 21h24. Assista ao eclipe lunar penumbral aqui.

Eclipses em 2020

No total, quatro eclipses lunares acontecem em 2020. O primeiro foi em janeiro e foi o mais intenso e perceptível. As próximas datas serão em 5 de julho, 19 e 30 de novembro.

Colunistas