nsc
    dc

    Astrologia

    Signos em 2020: confira o que os astros indicam para o novo ano

    Segundo a astrologia, os próximos meses serão regidos pela energia prática e trabalhadora do signo de Capricórnio

    31/12/2019 - 10h10

    Compartilhe

    Marina
    Por Marina Martini Lopes
    Segundo a astrologia, um grande evento planetário vai marcar 2020
    Segundo a astrologia, um grande evento planetário vai marcar 2020
    (Foto: )

    Qual planeta será o regente de 2020? Qual signo, ou quais signos, terão sua energia em destaque? O que o novo ano astrológico reserva para o seu signo solar e seu ascendente? Nesta época, mesmo os mais céticos gostam de dar uma olhadinha no que os astros reservam para os próximos doze meses - é como diz a famosa frase: "eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem." Conversamos com duas especialistas para entender melhor o que vem por aí de acordo com a astrologia.

    A astróloga Maju Canzi começa com uma reflexão a respeito do ano que passou - segundo ela, 2019 não foi parado para ninguém. "O último ano foi regido por Marte, deus da guerra e da ação, que pediu atitude frente à vida, com experiência ou não, estando prontos ou não", ela afirma. "Precisamos de autonomia, ação, coragem; tivemos que lidar com raiva, agressividade, luta, frustração. O campo de batalha ainda está armado em 2020 - e depois da 'guerra', o que fazemos? Descansar não parece ser a resposta."

    Isso porque um grande evento planetário vai marcar 2020. "O ano novo astrológico começa apenas em 20 de março, com o ingresso do Sol no signo de Áries", explica a astróloga Luisa Nucada. "No entanto, podemos fazer uma análise de 2020 pelo movimento dos planetas mais lentos, que permanecem vários meses em um mesmo signo." Ela diz que 2020 será marcado por uma concentração de planetas no signo de Capricórnio. "Júpiter, Saturno e Plutão estarão praticamente o ano inteiro em Capricórnio, acentuando e ativando a energia desse signo do elemento Terra; ligado à matéria, à praticidade, à realidade e à concretude."

    Luisa conta que Saturno e Plutão já estiveram juntos em Capricórnio ao longo de 2019, correspondendo a uma reestruturação profunda na parte material de nossas vidas. "Isso pode ter a ver com nosso corpo e saúde, com dinheiro e carreira, ou mesmo estruturas físicas da casa onde moramos, ou ainda estruturas simbólicas da família, por exemplo: isso vai depender da área onde cada um tem Capricórnio em seu mapa astral", destaca.

    Maju completa que a conjunção de planetas em Capricórnio é "um convite para abrir a 'caixa preta' da nossa alma e entrar em contato com os karmas e repetições que precisamos superar. Coletivamente, estaremos desenvolvendo e nos desapegando de questões associadas ao signo de Capricórnio: profissão, carreira, patriarcado, política, economia, propriedades, tempo, limites, maturidade, resultado, determinação, ambição, sucesso, recompensa, paciência, perfeccionismo, pragmatismo, objetividade, cansaço, solidão. Eu diria que nosso chamado é para perder o medo de passar pelo processo capricorniano e enfrentar os desafios que essa energia proporciona: com certeza, é uma força de evolução muito poderosa!"

    Capricórnio é também um signo associado a resultados sólidos conquistados no longo prazo, com dedicação e afinco. "Em 2020, com Júpiter expandindo ainda mais essa motivação trabalhadora e determinada, fica aumentado nosso potencial de concretização e de materialização, ou seja, de realizar nossos planos", narra Luisa. "Porém, para que esses resultados sejam alcançados, será necessário ter disciplina, concentração e persistência. O ano será bom para quem tiver disposição para o trabalho árduo, e frustrante para os que esperam milagres caírem do céu."

    Ela diz ainda que, com os três planetas em Capricórnio, também fica intensificado nosso senso de responsabilidade e comprometimento. "Capricórnio é um signo sério, e essa seriedade tem certo sabor amargo, de pessimismo. Pode ser interessante tomar cuidado com o excesso de autocobrança: a tendência é ficarmos muito rígidos e severos conosco. A mistura entre comprometimento e leveza - saber se perdoar, descansar quando necessário, ter momentos de lazer e não só de labuta - é fundamental, até para não extenuar nossa saúde física e mental."

    Para quem quer saber mais, Maju preparou um breve panorama de como as energias de 2020 devem influenciar cada signo e ascendente. "O signo solar fala da nossa identidade como alma; já o ascendente é mais pessoal, fala da nossa postura e manifestação", explica a astróloga. "Por isso, leve em conta a combinação dos dois signos, seu sol e seu ascendente, na hora de entender os principais trânsitos planetários do ano."

    O signo solar fala da nossa identidade como alma; já o ascendente é mais pessoal, fala da nossa postura e manifestação
    O signo solar fala da nossa identidade como alma; já o ascendente é mais pessoal, fala da nossa postura e manifestação
    (Foto: )

    Sol ou Ascendente em Áries

    Ser reconhecido pelos próprios esforços é uma das principais buscas da vida dos arianos. 2020 será um ano de realização e manifestação! Júpiter em Capricórnio sugere uma expansão na carreira dos arianos, e um momento de amadurecimento em relação à sua visão de futuro. "Lembre-se que o sucesso exige mais: exige responsabilidades maiores", diz Maju. "Por isso, pergunto: que habilidades e competências precisam ser desenvolvidas para que você possa ir ao próximo nível?"

    Sol ou Ascendente em Touro

    "Ouço barulhos de obra, furadeira, martelada e até trator. Como está sendo a reforma?", a astróloga pergunta aos taurinos. "Espero que em 2019 você já tenha aberto um pouco a sua cabeça (teimosa) para novas possibilidades." Urano passa pelo signo de Touro ao longo dos próximos sete anos, o que representa uma grande revolução que inclui não só mudanças no estilo de vida, mas em tudo o que representa a identidade de cada um. Como sua forma de se expressar está mudando, seus padrões de crenças também mudam, e isso pode criar julgamentos ou separações, tanto de sua parte, quanto da parte de seus familiares. É preciso observar, sentir e integrar seu novo eu. "Nenhum dinheiro pode comprar amizade verdadeira: certifique-se de se conectar com pessoas que valorizam você pela sua essência", alerta Maju.

    Sol ou Ascendente em Gêmeos

    Os geminianos já podem estar um pouco cansados de tanto trabalhar e trabalhar com o seu universo interior, mas 2020 será o ápice desse profundo autoconhecimento, que vem acontecendo desde 2017. Questões do passado que ainda estão em aberto podem ser finalmente resolvidas: a disciplina espiritual pode curar o geminiano como nenhum remédio faria; e purificar o campo energético e retomar o equilíbrio interior restaura até mesmo o corpo físico. "Este continua sendo um ano para eliminar vícios, toxinas, maus hábitos na saúde e até mesmo relações tóxicas; ou seja, pessoas que tomam seu tempo, sua energia e não auxiliam no seu desenvolvimento", diz Maju.

    Sol ou Ascendente em Câncer

    É claro que ser empurrado para fora da zona de conforto não é algo exatamente agradável, mas 2020 é um ano montado para o crescimento do canceriano. Com tantos movimentos acontecendo, por onde começar? "Você tem como padrão cuidar dos outros, e os eclipses passando pelo seu signo são um pedido do Universo para que você aprenda a cuidar de si mesmo", Maju orienta os nativos do signo. "Se for fazer mudanças e escolhas que alterem o curso de sua vida, opte pelo que tem futuro, para garantir que suas parcerias e planos sejam construídos para durar no longo prazo."

    Sol ou Ascendente em Leão

    As lições mais importantes deste ano vêm relacionadas ao corpo e bem-estar: saúde não é só vitalidade física, é um estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, entre corpo, mente e espírito. Saturno, o planeta da estrutura, segue em Capricórnio e, neste ano, Júpiter se junta a ele, colocando uma lupa de atenção na organização dos hábitos diários do leonino, compromissos profissionais e tudo que é necessário para fazer a vida funcionar. Leoninos precisam ter uma boa rotina e estar comprometidos com suas ações.

    Sol ou Ascendente em Virgem

    Virginianos atravessam uma ótima fase para expandir ideias, explorar talentos e empreender. "Talvez você comece - ou já tenha começado em 2019 - uma graduação, pós-graduação ou formação livre", comenta Maju. "Talvez faça um curso online, aprenda outro idioma ou até passe pela experiência de intercâmbio. Tudo isso porque sua mente está em busca de novas conexões, culturas e informações." Outro assunto em pauta em 2020 é o amor. O amor nos tira da zona de conforto, nos confronta, nos inspira, nos mostra o que não estávamos vendo. Este é um ano para expandir o coração e o entusiasmo dos virginianos - e, para ter uma vida apaixonante, é preciso aprender a dizer "sim" às oportunidades que assustam, mas nos levam exatamente aonde precisamos ir.

    Sol ou Ascendente em Libra

    Neste ano, haverá um stellium de planetas em Capricórnio, além de seis eclipses para liberação de crenças e memórias, e os librianos devem aproveitar para quebrar as barreiras e se reconectar com sua criança interior. Há uma mistura de sentimentos que vêm por aí, pois nossa criança interior guarda a inocência, a pureza, a alegria; mas também feridas e abusos. O importante é se perguntar: o que está entre você e sua felicidade?

    Sol ou Ascendente em Escorpião

    "Os pensamentos que você tem, as palavras que você diz, as músicas que escuta, tudo isso vai tomando conta dos ambientes: por isso, é tão importante limpar a energia negativa também nos espaços físicos e qualquer energia que esteja acumulada dentro de você, pois isso pode estar bloqueando a sua expressão", recomenda Maju. Ela diz também que o lema de 2020 para os escorpianos é "aprender a aprender": as lições estarão disponíveis por todos os lados ao longo do ano.

    Sol ou Ascendente em Sagitário

    Júpiter faz seu retorno por Sagitário, um evento que acontece a cada 12 anos; dando início a um novo capítulo na vida dos nativos do signo - um capítulo que vai durar até 2030. Em geral, esse movimento de expansão e crescimento pode incluir uma reinvenção da identidade, mudança de carreira, visibilidade pública ou uma exponencial evolução espiritual. Os movimentos profissionais estão a mil e a vida financeira está sendo um dos focos de atenção do sagitariano já há algum tempo. Os nativos do signo também estão amadurecendo a de administrar seus recursos.

    Sol ou Ascendente em Capricórnio

    Em 2019, três eclipses aconteceram neste signo, o que, segundo Maju é "uma montanha russa de instabilidades, mudanças e reformas". Capricornianos estão em fase de renovação, e, como a expressão da carreira é um assunto tão importante para eles, esse tema ganha a cena. "Mãos à obra para lapidar, desenvolver e se concentrar em entregar tudo que você prometeu: você tem um grande ano pela frente!", afirma a astróloga.

    Sol ou Ascendente em Aquário

    Um ano de faxina: em 2020 há muito trabalho para os aquarianos, que terão seus talentos e relações lapidados a caminho de uma melhor versão. Meditar pode surtir mais efeito do que ficar horas e horas debruçado sobre um projeto que não está fluindo. Talvez recorrer à espiritualidade seja mais proveitoso do que enviar currículos e passar a tarde no LinkedIn. Maju diz que outra coisa que pode ajudar é fechar ciclos. Pendências? Dívidas? Mal entendidos? Procure finalizar tudo o quanto antes, para liberar seu caminho.

    Sol ou Ascendente em Peixes

    Relações serão o centro do assunto em 2020: este é um excelente momento para os piscianos expandirem sua rede de clientes e darem um upgrade no círculo social. A tripla conjunção Júpiter-Saturno-Plutão em Capricórnio potencializa todos os aspectos da vida social. Especialmente com a chegada de Júpiter, os piscianos estarão mais visíveis e importantes nos grupos dos quais fazem parte.

    *Luisa Nucada é astróloga, trabalha com consultas astrológicas, e escreve conteúdo sobre astrologia em suas redes sociais (@nux.astrologia)

    *Maju Canzi é astróloga, produz vídeos semanais sobre astrologia em seu canal no YouTube (MajuCanziTV), e acaba de publicar o Guia Astrológico de 2020 (www.majucanzi.com)

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas