Fãs de astronomia aguardam um fenômeno raro que irá acontecer na próxima segunda-feira (8). Um eclipse solar total irá bloquear a luz do sol, fazendo com que o dia “vire noite” por alguns minutos. Mas afinal, será possível observar essa movimentação das estrelas em solo catarinense?
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Infelizmente, a resposta é não. O eclipse não será visível nem Santa Catarina, nem em nenhum outro estado do país. Dessa vez, os brasileiros interessados em assistir o fenômeno terão que se contentar em assistir a transmissão ao vivo do Observatório Nacional e a agência espacial norte-americana. As informações são do g1.
Isso se dá por conta do trajeto do eclipse, restrito dessa vez à América do Norte. O fenômeno passará primeiro pela costa do Pacífico do México, perto das 15h07min da tarde de segunda (8) no horário de Brasília.
Depois, o eclipse segue pelos Estados Unidos, entrando no Texas e atravessando o país em direção ao estado do Maine. Em seguida, a região de Ontario, no Canadá, poderá ver o fenômeno, que seguirá para o Atlântico Norte, saindo da costa de Newfoundland por volta das 16h16min.
Continua depois da publicidade
AO VIVO: Acompanhe o eclipse solar desta segunda-feira
A largura do trajeto do eclipse será de cerca de 200 km e compreende uma área em que estão cerca de 31 milhões de pessoas. Muitos americanos que vivem em locais mais afastados da trajetória ainda devem viajar para áreas em que o eclipse terá visibilidade de 100% para acompanhar o evento.
O eclipse ocorre quando a lua se posiciona entre o sol e a Terra, fazendo uma sombra sobre a Terra, o que bloqueia a luz que chega até o planeta. Assim, a visão é do sol coberta, resultando no eclipse solar total. Quando a lua cobre somente parte da luz do sol, ocorre o eclipse solar parcial ou anular.
Brasil poderá ver eclipse em outubro
A esperança para os catarinenses, contudo, não está perdida. Ainda nesse ano será possível observar um fenômeno semelhante no Estado. No dia 2 de outubro, um eclipse solar do tipo anular passará pelo Brasil.
As regiões mais favoráveis para observar o fenômeno serão o Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais), Mato Grosso do Sul, assim como alguns trechos da Bahia, Goiás e Mato Grosso.
Continua depois da publicidade
Dessa vez, o sol aparecerá “mordido” pela lua, em um eclipse somente parcial. No restante do país, não será possível observar a mudança.
Confira fotos de eclipse
Leia também
Eclipse solar: tudo que você precisa saber sobre fenômeno que acontece nesta segunda






