O primeiro eclipse solar total visível na Europa continental desde 1999 ocorrerá em 12 de agosto de 2026, em regiões da Groenlândia, Islândia, Espanha, Rússia e partes do Atlântico Norte. A Catalunha, na Espanha, organizou uma operação especial para receber o fenômeno, que será o primeiro na região em 121 anos.
Continua depois da publicidade
Embora o Brasil não tenha visibilidade do eclipse, o fenômeno poderá ser acompanhado no hemisfério Norte. A totalidade (momento em que a Lua cobre completamente o Sol) começará às 16h58min UTC. O auge ocorre às 17h46min UTC, e o eclipse total se encerra globalmente às 18h34min UTC.
Em horário de Brasília, esses marcos correspondem a:
- Início do eclipse parcial no mundo: 12h34min
- Início da totalidade: 13h58min
- Pico global: 14h46min
- Fim da totalidade: 15h34min
- Encerramento do eclipse parcial no mundo: 16h57min
Trajeto da sombra
A faixa de totalidade cruza áreas do Ártico antes de chegar ao Oeste europeu. O cinturão onde o Sol ficará 100% encoberto inclui:
Continua depois da publicidade
- Groenlândia
- Islândia
- Norte da Espanha
- Portugal
- Regiões da Rússia
Várias outras regiões verão o disco solar parcialmente encoberto, incluindo grande parte da Europa, norte da África, Ásia e América do Norte. No Brasil, a visibilidade é restrita e curta, entre 16h15min e 16h43min (horário de Brasília), apenas com obscurecimento parcial em parte do território.
Mobilização na Espanha
A Catalunha, na Espanha, se prepara para receber o eclipse solar total. Segundo o portal Catalan News, o governo selecionou 27 locais seguros em 20 municípios, com capacidade para 85.200 pessoas, onde a totalidade será visível por até 1 minuto e 32 segundos.
Tarragona, Roquetes e Lleida estarão na faixa da totalidade. Barcelona verá um eclipse parcial de 99,7%, enquanto Girona e Puigcerdà terão entre 98% e 99%.
A região lançou o site eclipsicatalunya.cat, com orientações e mapas de observação. O site fornece a localização exata de pontos seguros para observar o fenômeno, um mapa de sombras, materiais educativos e recomendações para observação segura das estrelas, incluindo instruções sobre quando usar óculos de proteção e quando não é necessário.
Continua depois da publicidade
O eclipse coincide com o pico da chuva de meteoros Perseidas, o que deve atrair ainda mais visitantes e astrônomos.

