O Ecoparque de Chapecó é um dos destaques da programação natalina deste ano com uma decoração diferenciada, que une artesanato, trabalho coletivo e técnicas tradicionais. Entre as atrações estão 1,1 mil peças de crochê aplicadas na Casa do Souvenir e na Vila do Artesanato, além de uma estrutura gigante de asas de anjo em macramê, com seis metros de largura, criada especialmente para esta edição do Natal.

Continua depois da publicidade

De acordo com a diretora de Cultura do município, Sílvia Baggio, a secretaria de Cultura propôs uma intervenção artesanal para a decoração natalina, envolvendo artesãs do programa Feito em Chapecó e também a comunidade. No segundo domingo de novembro, cerca de 40 pessoas participaram de uma ação colaborativa no Ecoparque, ajudando na produção das peças em crochê.

Sílvia destaca que o envolvimento da comunidade foi essencial para a realização do projeto.

— A sociedade chapecoense é muito colaborativa e a proposta era justamente essa: a participação na construção da decoração. Algumas artesãs que não trabalham com crochê quiseram contribuir de outra forma e criaram as asas de anjo em macramê, uma peça única no estado, disponível para visitação, admiração e fotos — afirmou.

O macramê, técnica artesanal feita por meio de nós, ganhou destaque no projeto. O secretário municipal de Cultura, Fellipe de Quadros, ressaltou que a Prefeitura tem fortalecido ações voltadas ao artesanato e às manifestações culturais.

Continua depois da publicidade

— Durante o Natal do Brasil, temos decoração na Praça Coronel Bertaso, na Avenida Getúlio Vargas, no Ecoparque e, no dia 10, vamos inaugurar o projeto do Parque Edir de Marco. Além disso, oferecemos iluminação especial, apresentações artísticas e shows com talentos locais e nacionais — explicou.

A decoração já está aberta ao público e oferece novos espaços para fotos, além de valorizar a cultura local e a tradição artesanal como marca do Natal chapecoense.