Santa Catarina é um dos destinos mais procurados do Brasil quando o assunto é ecoturismo. Com uma diversidade geográfica e cultural, as atrações turísticas oferecem paisagens únicas, que vão desde as praias calmas até as gigantes montanhas da Serra Catarinense. Por essas características, Santa Catarina é o lugar ideal para quem quer se conectar com a natureza, praticar esportes de aventura ou conhecer novas paisagens.

Continua depois da publicidade

Entre os diferenciais do estado, estão os parques nacionais e estaduais – que em muitas cidades, são de fácil acesso, com trilhas e paisagens. Para os mais aventureiros, há desafios como escaladas em cânions, rafting em rios de corredeiras ou até a prática de rapel em cachoeiras grandes. Muitos parques protegem as espécies de animais, como a gralha-azul, e plantas, a exemplo das araucárias. 

Que tal conhecer mais sobre o ecoturismo em Santa Catarina? Preparamos algumas dicas para você conhecer mais sobre a diversidade ecológica do estado. E, antes de fazer qualquer passeio, visite o Angeloni e compre tudo o que precisa para viver a sua aventura.

Parques nacionais e estaduais

Santa Catarina abriga algumas das mais importantes unidades de conservação do Brasil, com áreas protegidas que preservam ecossistemas raros e oferecem atividades para todos os gostos. Um dos principais é o Parque Nacional São Joaquim, o destino ideal para explorar montanhas, cânions e a fauna típica da região serrana.

A atração mais famosa do parque é o Morro da Igreja, que é um dos pontos mais altos do estado, com 1.822 metros de altitude. O parque também é ideal para quem gosta de trilhas e observação de aves, além de ser o local da famosa Pedra Furada, um dos cartões postais de Urubici.

Continua depois da publicidade

Outra dica é visitar o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o maior do estado, com 85 mil hectares. Ele abrange uma diversidade de ecossistemas, desde a Mata Atlântica até manguezais e restingas. A trilha do Pico do Tabuleiro, que leva a um dos pontos mais altos da região, oferece uma vista completa do Vale e da Costa catarinense. 

Já no Oeste, um dos mais visitados é o Parque Nacional das Araucárias, em Passos Maia. Por lá, além das árvores, é possível ver animais como a gralha-azul e a onça-pintada. 

As cachoeiras mais bonitas de Santa Catarina

Em Urubici, é possível visitar a Cachoeira do Avencal, que tem cerca de 100 metros de altura e é um dos principais pontos turísticos da cidade. Para quem gosta de aventura, é possível fazer rapel nas águas da queda d’água, uma experiência que atrai muitos turistas no verão.

Outra cidade que conta com paisagens surpreendentes é São Bonifácio, conhecida como a capital catarinense das cachoeiras. Lá, está uma das quedas d’água mais conhecidas do estado – a Cachoeira do Salto do Rio Capivaras, com 70 metros de altura. Para chegar até ela, é necessário fazer uma trilha em meio à Mata Atlântica preservada.

Continua depois da publicidade

Beleza da Serra catarinense

A região serrana de Santa Catarina, como diz o nome, conta com diversos cânions, montanhas e trilhas. Um dos destinos mais famosos é a Serra do Rio do Rastro, a SC-390, que é uma das estradas mais surpreendentes do Brasil. A rodovia corta a montanha e oferece uma vista privilegiada da região. 

Para quem gosta de regiões montanhosas, o Cânion das Laranjeiras, em Bom Jardim da Serra, é imperdível. Para chegar até ele, é necessário passar por uma trilha de natureza preservada, localizada dentro do Parque Nacional de São Joaquim.

A Serra do Corvo Branco, localizada entre Urubici e Grão-Pará, também merece a atenção dos turistas. Ela se destaca pelo corte de aproximadamente 90 metros de profundidade nas rochas, considerado o maior do Brasil. A formação geológica é atravessada pela rodovia SC-370, o que proporciona uma vista surpreendente.

Para comprar tudo o que precisa nos seus dias de aventura, já sabe, né? Visite o Angeloni ou acesse o site para conferir as melhores ofertas. 

Continua depois da publicidade