Edu Guedes publicou um vídeo agradecendo o carinho de apresentadores e artistas que desejaram melhoras após ele passar por uma cirurgia para retirar um câncer no pâncreas, em 10 de julho. O apresentador de 51 anos se emocionou ao ver um recado de Ana Maria Braga desejando força para ele durante o Mais Você exibido em 9 de julho.

Continua depois da publicidade

— A Ana foi uma das primeiras pessoas que eu falei, ela tava bem preocupada a gente se falou por telefone. É uma pessoa muito especial pra mim, na minha vida — contou o apresentador.

Segundo Edu, ele e Ana Maria já trabalharam juntos em um mesmo escritório.

— É uma pessoa por quem eu tenho um carinho enorme. E foi muito importante pra mim receber as palavras de alguém tão especial e que passou por problemas semelhantes ao que eu estava passando — disse Edu, lembrando que Ana Maria Braga já foi diagnosticada com câncer quatro vezes, em diferentes partes do corpo.

Edu Guedes também regaiu a mensagens de famosos como Ivete Sangalo, Adriane Galisteu, Lucas Lucco e Tom Cavalcante. Ao lado da esposa, Ana Hickmann, o apresentador não segurou as lágrimas pelas mensagens recebidas.

Continua depois da publicidade

Ele lembrou que a esposa e família ficaram ao seu lado o tempo inteiro:

— Quando você passa por um problema como esse, você não melhora de um dia pro outro. Tem muita coisa para melhorar e passar. Mas é sempre bom a gente pensar positivo. Tudo dói, tudo é diferente: pra comer, para se alimentar. O que a gente tem que fazer é pensar positivo e não ficar reclamando.

Veja fotos de Edu Guedes

O diagnóstico

Alguns dias depois da cirurgia, Edu Guedes resolveu compartilhar com fãs e amigos, em um vídeo, sobre como obteve o diagnóstico de câncer. Ele contou que tudo começou em abril, quando começou a sentir dores nas costas, mas utilizou, primeiramente, apenas remédios para dor.

O problema começou, de fato, quando um dia foi urinar e expeliu uma “pedra”, algo que já havia acontecido com ele quando era mais jovem. Edu, que também é piloto de automobilismo, chegou a ser aconselhado pelo médico a não correr em Interlagos, mas resolveu ir para a pista mesmo assim, já que estava se sentindo bem.

Porém, o apresentador começou a se sentir mal durante um almoço com um colega. No restaurante, ele foi ao banheiro e acabou desmaiando, momento que precisou ser levado ao hospital. O chefe de cozinha definiu a dor que sentiu no momento como “absurda”.

Continua depois da publicidade

Edu precisou passar por uma cirurgia para retirar uma “pedra” no rim de 1,6 cm. Depois, quando retornou ao consultório para retirar os cálculos que ainda estavam nos rins, o médico disse que tinha visto algo de estranho no pâncreas do apresentador e o encaminhou a um especialista.

O diagnóstico evitou que o câncer se espalhasse. O tumor atingiu a cauda do órgão, o que possibilitou que a cirurgia fosse menos invasiva do que outras relacionadas ao tipo de câncer. No procedimento, ele retirou essa parte do pâncreas, o baço e outros nódulos ao redor.

Leia também

Cantor sertanejo é investigado por causar prejuízo ao vender Porsche com dívidas