A Efapi do Brasil, que acontece de 10 a 19 de outubro no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, em Chapecó, terá a sustentabilidade como um dos pilares desta edição. A organização promete reforçar as iniciativas de preservação ambiental, gestão correta de resíduos e incentivo ao uso de energia limpa.
Continua depois da publicidade
De acordo com a gerente de Resíduos Sólidos da Secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria, Graciela Heckler, haverá ações contemplando os aspectos econômico, ambiental e social. Entre as novidades está a Central de Resíduos, instalada próxima aos pavilhões agropecuários.
“O material reciclável será triado pelas associações de catadores, prensado e destinado para a indústria. Já os resíduos dos animais irão para locais adequados, beneficiando a agricultura familiar. Os resíduos orgânicos serão recolhidos em dois contêineres de 44 metros cúbicos cada, facilitando a logística e a destinação para aterro”, explicou Graciela.
Na última edição da feira, em 2023, foram recicladas 12 toneladas de resíduos. A meta agora é superar esse volume.
Educação ambiental e inovação
Entre as atrações estará o “Termômetro da Reciclagem”, um totem de três metros de altura que será usado em gincanas de recolhimento de materiais recicláveis. Além disso, seis veículos de coleta vão circular pelo parque em horários fixos (8h, 14h e 20h). Dois deles serão elétricos.
Continua depois da publicidade
Outra inovação será a instalação de estações de carregamento com energia solar, estimulando o uso de fontes limpas e renováveis.
O parque também receberá 180 lixeiras monobloco (orgânico e reciclável), 30 contêineres de mil litros, oito de cinco metros cúbicos e 300 lixeiras de papelão nos pavilhões. Mais de cem profissionais atuarão na limpeza durante os dias de evento.
Chapecó Cidade Limpa, Cidade Sustentável
A Efapi do Brasil também será palco para demonstrações de programas já desenvolvidos em Chapecó, como o Saco Laranja, que incentiva a separação correta dos resíduos, o Harmoniza Chapecó, que promove a troca de resíduos orgânicos por flores, e o Recicla Chapecó.
Na Central de Resíduos haverá ainda uma compactadora de resíduos orgânicos, que permitirá reduzir o volume do material coletado.
Continua depois da publicidade
Leia também
Alvo de operação em SC, empresário dono de “império” de eletrônicos está foragido
Envolvidos em fraude de concursos no Oeste de SC manipulavam gabaritos, revela investigação
