Uma égua que estava presa dentro de um córrego em Lages, na Serra catarinense, foi salva por bombeiros nesta segunda-feira (12). De acordo com socorristas, o trabalho de resgate foi delicado e o animal apresentava hipotermia.

Continua depois da publicidade

Segundo os bombeiros, a égua, de aproximadamente seis a sete anos, havia caído dentro do córrego que passava por um terreno baldio e não conseguia sair do local. O caso aconteceu no bairro Passo Fundo, na BR-282. O resgate foi delicado, já que o animal estava agitado e coberto de lama e esgoto.

As equipes iniciaram o resgate tentando puxar a égua até a margem com ajuda de uma cinta, que deveria ser posicionada por baixo do corpo do animal. De acordo com os bombeiros, uma talha foi instalada e apoiada em uma árvore próxima, enquanto parte do barranco passou por desassoreamento para criar uma saída. Mesmo assim, as tentativas não surtiram efeito.

Em seguida, uma retroescavadeira foi fornecida pela Prefeitura Municipal de Lages para ajudar no resgate do animal, que foi removido do interior do córrego, através de uma cinta e chincha. A égua apresentou dificuldade para se mover e ficar de pé, por causa da exaustão e hipotermia.

Uma manta térmica foi colocada em cima do dorso da égua para ajudar na recuperação. Em seguida, o animal recebeu água e começou a caminhar pelo local. A égua ficou aos cuidados da equipe da Prefeitura Municipal de Lages e da proprietária.

Continua depois da publicidade