nsc
    santa

    Pleito 2018

    Eleitor pode emitir a segunda via do título apenas até esta quinta-feira 

    Documento ainda é necessário para quem não fez o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais

    27/09/2018 - 09h37

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    título de eleitor
    Título é impresso na hora pelo cartório eleitoral
    (Foto: )

    Termina nesta quinta-feira (27) o prazo para emissão da segunda via do título eleitoral. O documento ainda é necessário para quem não fez o cadastro biométrico nos cartórios eleitorais. O documento é impresso na hora.

    Segundo a Justiça Eleitoral, o atendimento nos cartórios é a partir das 12h. Os horários podem ser conferidos na página do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

    Para emissão da segunda via é preciso ir presencialmente até os cartórios eleitorais. O documento só será emitido para quem não tem nenhuma pendência com a Justiça Eleitoral, sejam multas por ausência nas últimas eleições ou aos trabalhos de mesário, por exemplo.

    Quem tiver alguma multa a pagar deve emitir uma Guia de Recolhimento à União e quitar o débito, antes de ir solicitar um novo título.

    Não consegui a segunda via. E agora?

    Eleitores que já fizeram o cadastro biométrico, mas perderam o título em papel podem ir votar com o aplicativo E-título, produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa, que funciona em celulares com os sistemas Android e iOS, é gratuito e pode ser baixado nas lojas de aplicativos das duas plataformas.

    Para acessar, os eleitores precisam apenas preencher alguns dados na tela inicial do aplicativo. Quem não perdeu o documento pode usar o QR-Code que fica no verso do título impresso para preencher o formulário automaticamente.

    TRE-SC conclui sábado a inclusão de nomes e números dos candidatos nas urnas?

    O aplicativo também exibe a foto dos eleitores. Com isso, no dia das eleições é possível levar apenas o celular para se apresentar aos mesários.

    Sem celular e segunda via?

    Mesmo quem não possui o acesso ao E-título e deixou de emitir a segunda via do título ainda conseguirá votar. Para isso, é preciso saber com antecedência o local de votação. No dia das eleições, basta levar um documento de identificação com foto.

    Para quem esqueceu o local de votação, a Justiça Eleitoral mantém um atendimento 24 horas, por telefone, em que é possível fazer essa e outras consultas. O número é o 0800-647-3888.

    Leia outras notícias sobre as eleições 2018

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Política

    Colunistas