O município de Ilópolis, com pouco mais de quatro mil habitantes, no Rio Grande do Sul, registrou 155 milímetros de chuva em apenas 12 horas nesta sexta-feira (7), em meio ao ciclone extratropical que atinge as regiões Sul e Sudeste, segundo a Defesa Civil do estado gaúcho. Pelo menos outros 18 municípios já registraram chuvas acima de 100 milímetros entre as 6h e as 18h.

Continua depois da publicidade

Os ventos também chegaram com força no estado. O município de Planalto registrou ventos de até 95 km/h, enquanto Passo Fundo e Tramandaí também tiveram rajadas intensas, de 72 km/h e 67 km/h, respectivamente.

O município de Anta Gorda, que teve o registro de 143 milímetros de chuva em 12 horas, informou que a passagem que dá acesso ao município estava submersa no início da noite desta sexta-feira. Já Bom Retiro do Sul teve a RST-128 interditada parcialmente por uma queda de árvore. Em Zachia, a Defesa Civil Municipal está distribuindo lonas para casas que foram destelhadas.

Um pavilhão industrial e um depósito de madeireira também tiveram destelhamento em Frederico Westphalen, enquanto o Porto Mauá também teve destelhamento parcial em um galpão na área rural. Em Relvado, a rede elétrica ficou rompida por um período de tempo.

Alertas de perigo no RS

O estado gaúcho está com pelo menos três alertas vermelhos para grande perigo para ventos costeiros e acumulado de chuva, além de outro alerta laranja relacionado a tempestades.

Continua depois da publicidade

São esperados volumes acima de 100 milímetros até a manhã de sábado (8) em grande parte do Rio Grande do Sul, com grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

Já em relação aos ventos, o alerta segue até 12h, com intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

Ventos intensos no Paraná

Já no Paraná, outro estado atingido pelos efeitos do ciclone, também foram registrados ventos intensos na noite desta sexta-feira. No município de Cornélio Procópio, a Defesa Civil registrou ventos que chegaram aos 76 km/h, assim como em Cascavel, onde o vendaval atingiu os 66 km/h de velocidade.

Continua depois da publicidade

Veja os principais registros

  • Cascavel: 66,2km/h às 20h30
  • Cornélio Procópio: 76km/h às 20h30
  • Distrito de Entre Rios, em Guarapuava: 52,9km/h às 19h30
  • Guarapuava: 50km/h às 19h45
  • Laranjeiras do Sul: 61,6km/h às 19h45
  • Londrina: 60,1km/h às 20h15

No estado, também houve acumulados de chuva que chegaram aos 36 milímetros em poucas horas. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros já estão mobilizadas fazendo atendimentos e levantamentos junto às prefeituras e autoridades municipais. As primeiras informações dão conta de impactos mais significativos em Rio Bonito do Iguaçu. 

Veja imagens de satélite

Imagens mostram intensidade da chuva no Paraná na noite de sexta-feira (7) (Foto: Defesa Civil do Paraná, Divulgação)

Recomendações