nsc

    Música

    Em Especial Beatles, Camerata Florianópolis discute temas contemporâneos por meio da obra do quarteto de Liverpool

    Orquestra da Capital reúne músicos para apresentar, com novos arranjos, músicas de uma das principais bandas de todos os tempos

    19/02/2020 - 12h39

    Compartilhe

    Felipe
    Por Felipe Reis
    Espetáculo reúne música e projeções que contam parte importante da música mundial
    Espetáculo reúne música e projeções que contam parte importante da música mundial
    (Foto: )

    Em 1967 a sociedade começava a despertar para os ventos da mudança que a cultura do rock fazia soprar. Ideias que hoje estão mais consolidadas na pauta de discussões como o empoderamento feminino eram vistas como "coisa de revolucionário", e por vezes consideradas irrelevantes por quem queria a manutenção do status quo. Era difícil imaginar que elas ainda existiriam 53 anos depois. Felizmente elas existem e estão ainda mais fortes.

    Essa questão está presente na letra de She's leaving home, música composta por John Lennon e Paul McCartney e lançada no álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band dos Beatles, justamente em 1967. Ela fala sobre uma jovem que depois de completar 18 anos quer sair de casa, ganhar o mundo e se divertir. O descontentamento dos pais deixa clara a reação que o desejo de independência das mulheres causava.

    A música foi gravada, ajudou a fazer as pessoas refletirem sobre velhos comportamentos e padrões e ora volta ao palco do teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura, no setlist da segunda noite do Summer Festival da Camerata Florianópolis. Desta vez a orquestra se une aos músicos Richard Bondan, Mateus Schäffer, Maurício Peixoto, Paulo Back, Dudu Fileti e Duda Medeiros para resgatar os sucessos do quarteto mais famoso da música inglesa. Todos têm forte ligação com a banda, mas é Duda, que contribuiu com a direção artística do espetáculo, que destaca a importância poética do repertório.

    - É difícil escolher uma música preferida, mas She's leaving home é a que eu acho que transmite uma das mensagens mais importantes. Outras, como All we need is love, são fantásticas porque também representam algo que é muito necessário nos dias de hoje.

    Um dos vocalistas convidados, Duda também toca no show. Além da guitarra, faz uma performance com a sitar, instrumento musical indiano que aparece em diversas gravações da época em que os Beatles se aproximaram do músico Ravi Shankar.

    O espetáculo Camerata Florianópolis Especial Beatles está marcado para às 20h30 de hoje no teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura.

    Serviço:

    Camerata Florianópolis Especial Beatles

    Quando: quinta-feira, às 20h30

    Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC)

    Ingressos: lojas e site Blueticket e nas bilheterias dos teatros

    Desconto: membros do Clube NSC têm direito a 20%

    Ouça a entrevista:

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas