A média de contratações temporárias na temporada 2023/24 em Santa Catarina deve ser de quatro pessoas por empresa, segundo dados da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC). Dos 699 entrevistados, 26,8% pretendem reforçar suas equipes para o período, enquanto 67,5% não pretendem abrir vagas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Entre as empresas consultadas, 10,7% aumentaram os seus quadros de funcionários permanentes em 2023. Esse movimento é positivo e demonstra a melhora da economia catarinense ao longo do ano. Por outro lado, inibe as contratações temporárias.

Conforme a pesquisa, a maioria dos empresários vão abrir as vagas temporárias ao longo do mês de novembro (53,5%) e dezembro (35,3). Além disso, 33,9% dos trabalhadores devem permanecer nas firmas por três meses (33,9%). Para 43,9% dos empresários ouvidos, há possibilidades de que o temporário seja efetivado após o término do contrato.

Os empresários de Hotéis e pousadas (65,4%) e Bares e restaurantes (45,8%) foram os que mais afirmaram que pretendem contratar neste fim de ano.

Continua depois da publicidade

Veja setores que mais devem contratar

SC deve abrir 16,5 mil vagas temporárias no fim do ano; veja principais profissões

Média de vagas temporárias por setor

Entre os segmentos que pretendem contratar mais trabalhadores temporários, Mercados e supermercados lideram a lista, com média de 13,3 vagas. Veja o número de vagas por setor:

  • Mercados e supermercados: 13,3 vagas
  • Bares e restaurantes: 5,6 vagas
  • Hotéis e pousadas: 5,3 vagas
  • Artigos esportivos/brinquedos: 3,7 vagas
  • Lojas de departamentos e multicoisas: 3,6
  • Cama/Mesa/Banho: 3,3
  • Vestuário/calçados e acessórios: 2,4
  • Perfumaria/Cosméticos: 2,2

Sobre a pesquisa

As entrevistas foram realizadas entre os dias 26 de outubro até 06 de novembro e contou com a participação de 699 empresas do comércio e serviço de Santa Catarina, nas cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Imbituba, Itajaí, Joinville, Lages, Laguna e São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia também

PIB de SC chega a R$ 428 bilhões e é o sexto maior do país

FOTOS: Lista inédita do Airbnb revela as casas preferidas dos hóspedes em SC

Eleição de Milei impacta relação de Santa Catarina com a Argentina

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total