A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pretende ampliar a oferta de cursos de medicina no Estado. Atualmente, a instituição oferece o curso em Florianópolis, Araranguá e Curitibanos. A iniciativa de expansão coloca Joinville e Blumenau no radar.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
UFSC avalia curso de medicina em Joinville e Blumenau
Na maior cidade de Santa Catarina, o desejo por um curso de medicina oferecido pela UFSC é antigo. A discussão voltou à tona e ganhou força quando foi tema de uma audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, em maio do ano passado.
No entanto, o plano em Joinville ainda está sendo discutido internamente pela universidade. Segundo Bernardo Meyer, chefe de gabinete do reitor da UFSC, uma das discussões seria onde iniciar o curso, uma vez que existe uma estrutura do campus às margens da BR-101, onde as obras pararam em 2011.
Continua depois da publicidade
— É o interesse da UFSC em ofertar vagas gratuitas e de qualidade, principalmente em Joinville, por ser a maior cidade do Estado. O desejo inicial é utilizar recursos para começar a urbanizar aquela estrutura existente na Curva do Arroz — afirma.
À reportagem do NSC Total, o deputado federal Pedro Uczai (PT) afirmou que R$ 11,5 milhões serão destinados por congressistas catarinenses para a estruturação do curso de medicina na cidade. Porém, os recursos, de acordo com Meyer, não são suficientes no momento.
— Esse recurso é discutido, mas ainda não está disponível, não temos nem a certeza ainda de que será aprovado. É um orçamento que serviria como “pontapé inicial”, mas precisa de mais — explicou Meyer.
Além do local, a discussão também passa por outros requisitos. A instalação do curso ainda tem uma série de etapas pela frente, como estudo interno do curso, aprovação pelo Conselho da UFSC, autorização pelos ministérios da Educação e do Planejamento, conclusão do projeto pedagógico, contratação de professores e técnicos, aprovação pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas, entre outras medidas.
Continua depois da publicidade
Já em Blumenau, a busca por recursos ainda é inicial. A discussão sobre um curso de medicina oferecido pela UFSC existe, mas ainda, de forma inicial, segundo Meyer.
— É um processo demorado, acredito que vai levar alguns anos ainda. O que posso garantir é que houve uma consulta por parte do Ministério da Educação (MEC) para a possibilidade de ampliação das vagas dos cursos de medicina nas universidades federais — afirma.
No ano passado, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação do curso de medicina na UFSC Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A cidade tem cerca de 41,5 mil habitantes. A primeira turma, que inicia em março, será composta por 25 vagas, sendo 18 para ingresso pelo vestibular e sete pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
A criação do curso, no entanto, demorou mais de 10 anos e também foi um pedido da comunidade local, registrado em 2013 em audiência pública. Após um período sem avanços, foi somente em 2022 que a Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (Camem) do MEC recomendou que a demanda da UFSC para abertura do curso de Medicina no Campus de Curitibanos fosse autorizada.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como é o curso da UFSC Joinville que registrou só um inscrito no vestibular 2025






