Santa Catarina realizou 108.407 procedimentos oftalmológicos eletivos em 2024, um crescimento de 120% em relação a 2018, quando foram realizadas 49.495 cirurgias. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nessa terça-feira (4).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com a SES, este é o maior número de cirurgias da série histórica, que possui dados compilados desde 2008. Diogo Demarchi, secretário da Saúde de Santa Catarina, diz que o Estado trabalha para ampliar o número de procedimentos.
— Estamos batendo recordes em cima de recordes, mas o que importa não são os números, mas a dignidade que estamos devolvendo para as pessoas. Estamos trabalhando em parceria com os municípios e hospitais para que possamos ampliar ainda mais o número de cirurgias, sejam elas de visão ou de outra especialidade — afirma Demarchi.
Jucinei Barbosa, 52 anos, está entre os pacientes que passaram por uma cirurgia de visão em Santa Catarina, no Hospital Regional São José. Com diabetes e precisando de injeções periódicas na visão, ele precisou fazer uma intervenção a laser.
Continua depois da publicidade
— Fui muito bem atendido, desde a primeira consulta na Unidade de Saúde até a consulta com o especialista foram cerca de duas semanas. O médico disse que se eu não iniciasse o tratamento logo, poderia perder a visão. Graças a Deus foi tudo muito rápido, farei mais duas injeções em abril e maio — conta Jucinei.
Leia mais
Com casos em alta no Brasil, especialista alerta para prevenção da sífilis no Carnaval
Itajaí chega a 1,9 mil notificações de dengue e avanço faz prefeitura abrir central
 
				 
                                    